Dedetizadora de Barata em Porto Alegre

Uma Empresa do Grupo

Construsul Porto Alegre Engenharia Ltda

A Desentupidora Porto Alegre 24 Horas trabalha com Dedetização de Baratas em Porto Alegre, Dedetizadora de Barata em Porto Alegre e Dedetizar Barata em Porto Alegre e em todo o Rio Grande do Sul.

Baratas: Método de Controle (Dedetização de Baratas)

Métodos de Controle de Barata em Porto Alegre:

Para a realização do monitoramento e avaliação do nível de infestação do local a Desentupidora Porto Alegre 24 Horas usa armadilhas à base de cola. Como controle químico, são realizadas as técnicas de pulverização ou micropulverização líquida, polvilhamento, gel inseticida e termonebulização. A utilização do MIP é recomendada para melhores resultados.

Dedetizadora de Barata Porto Alegre

SERVIÇO DE DEDETIZAÇÃO PORTO ALEGRE:

Métodos de Controle (Dedetização de Baratas): Quem é que nunca melecou todo um chinelo com “gosminha” de barata, depois de uma ou várias chineladas? A maioria das pessoas já usou essa medida em um momento de desespero. Porém, apesar de muito eficaz na eliminação imediata do problema ela é ineficiente em longo prazo. Aqui serão descritas formas simples de evitar ou até mesmo eliminar baratas de ambientes domésticos.

Dedetizadora de Barata Porto Alegre Zona Sul,

Dedetizadora de Barata Porto Alegre Zona Norte,

Dedetizadora de Barata Porto Alegre Zona Leste,

Dedetizadora de Barata Porto Alegre Zona Oeste,

As baratas podem viver e multiplicar-se em esgotos, fossas, caixas de inspeção de encanamentos, latrinas, entre outros ambientes, o que torna a eliminação de sua população muito difícil. Mesmo assim, em condições normais o controle é fácil com melhorias de higiene, pouco uso de inseticidas e outras medidas.

Serviço de Dedetizadora de Barata Porto Alegre

Dedetizadora em Porto Alegre

Medidas preventivas: é melhor prevenir que remediar! Seguem os primeiros e, de certa forma, os principais passos a se executar para evitar as baratas. Essas ações se baseiam na eliminação da água, alimento e abrigo das baratas, indispensáveis para sua sobrevivência, não evolvendo uso de produtos químicos, o que é uma vantagem em ambientes com alimentos ou habitados por crianças e animais que poderiam se intoxicar.

Dedetização de Barata Porto Alegre Zona Sul,

Dedetização de Barata Porto Alegre Zona Norte,

Dedetização de Barata Porto Alegre Zona Leste,

Dedetização de Barata Porto Alegre Zona Oeste,

Eliminação do acesso a alimento: Nenhuma substância que sirva de alimento para as baratas deve estar acessível e isso abrange desde comidas como as de dispensas até restos e resíduos do chão e de roupas, lixo, rações de animais, etc.

Empresa Dedetizadora de Barata Porto Alegre

Dedetização em Porto Alegre

São exemplos de ações que garantem isso:

· Limpar regularmente a casa;

· Manter alimentos bem fechados e guardados, especialmente à noite;

· Evitar recipientes de papelão ou madeiras (preferidos pelas baratas para deposição de ootecas);

· Usar latas de lixo herméticas que não permitam o acesso ao alimento pelas baratas;

· Manter terrenos ao redor das residências capinados e sem lixo;

· Manter ralos de cozinha, banheiro e área de serviço limpos e desinfetados com creolina;

· Manter pia, fogão e o espaço embaixo da geladeira sempre limpos e secos, principalmente durante a noite;

· Limpar cuidadosamente e regularmente os locais onde possam acumular poeira ou restos alimentares: fornos, armários, despensas, sob pias, ETC;

Dedetização de Barata Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Não deixar a alimentação de animais domésticos acessível aos insetos.

1. Eliminação de acesso à água: A hidratação é indispensável para a sobrevivência das baratas, que é feita principalmente na condensação debaixo das geladeiras, poças dos cantos das cozinhas e áreas após lavagens, torneiras que vazam, garrafas de refrigerante vazias, frutos maduros e outros. Uma atenção especial a pias, geladeiras e ralos dificulta o acesso à água.

2. Eliminação de locais de abrigo: Frestas, fendas, vãos e buracos em paredes, armários, pias, rodapés e batentes são ambientes propícios para crescimento e reprodução de baratas. Por isso, deve-se mantê-los rebocados ou cimentados ou vedados com silicone e frestas de armários e portas internas e externas, principalmente aquelas perto da pia, devem ser vedadas com borracha.

3. Bloqueio de acesso à residência: Outra forma importante de evitar esses insetos é impedindo seu acesso à residência. Para isso, ralos devem estar sempre bem fechados sob pesos como saquinhos com areia na parte inferior, na parte externa das portas vedar com borracha e janelas protegidas por telas.

Dedetização de Barata em Porto Alegre

Dedetizadora de Porto Alegre

Medidas Paliativas: correndo atrás do prejuízo! Existem áreas, no entanto, de difícil controle ou de controle impossível onde somente as medidas preventivas não são suficientes. Nessas áreas é necessário o uso concomitante às medidas preventivas de produtos químicos, como inseticidas, que buscam controlar a população do inseto já instalada na área, ou seja, métodos de controle paliativo. As vantagens do uso desses produtos são a eficácia, a praticidade e a ação rápida. Porém, são necessários cuidados adicionais devido à alta toxicidade. Por isso, os tratamentos devem ser realizados por pessoal treinado/capacitado para tal.

Dedetizadora de Barata Zona Sul,

Dedetizadora de Barata Zona Norte,

Dedetizadora de Barata Zona Leste,

Dedetizadora de Barata Zona Oeste,

Normalmente, um tratamento inicial com aplicações líquidas bem feito garante uma grande e rápida redução da população. Algumas vezes são necessárias 2 ou 3 aplicações a mais, quando a infestação é muito grande ou há período reprodutivo, já que ootecas são resistentes a inseticidas. Medidas rígidas de segurança devem ser tomadas nesses tratamentos para evitar intoxicações e danos ambientais. Após essa primeira fase mais intensa, tratamentos de manutenção podem ser feitos em intervalos variados, de acordo com o nível de infestação e condições climáticas.

Dedetização de Barata Zona Sul,

Dedetização de Barata Zona Norte,

Dedetização de Barata Zona Leste,

Dedetização de Barata Zona Oeste,

É importante lembrar que, em qualquer tratamento, utensílios de cozinha e alimentos devem ser bem protegidos ou retirados e animais e residentes devem sair do local.

Empresa de Dedetização de Barata Porto Alegre

Serviço de Dedetizadora Porto Alegre

A aplicação de inseticidas deve ser feita em todos os lugares onde as baratas se escondem durante o dia:

· Nos lares: principalmente na cozinha (embaixo da pia, armários e frestas), dentro do fogão, motor e radiador de geladeiras, armários e despensas; em aparelhos eletrônicos aplica-se inseticida em pó, nunca sobre válvulas ou outras peças.

· Em restaurantes, armazéns, mercados e depósitos: aplicação deve visar as fendas das paredes e soalhos, estrados de apoio à sacaria, lugares de guarda de garrafas, caixas, ETC.

Existem várias formulações presentes no mercado, cada uma própria para determinados ambientes e níveis de infestações. Produtos para nebulização e de ultra-baixo volume também não podem ser usados por leigos devido à alta toxicidade.

Serviço de Dedetização de Barata Porto Alegre

Empresa Dedetizadora Porto Alegre

Seguem alguns dos principais produtos utilizados no controle das baratas:

· Pó seco: possuem pouco ingrediente ativo e é pouco utilizado hoje em dia. Podem ser usado em aparelhos elétricos ou eletrônicos, nos quais não é possível a aplicação de produtos líquidos.

· Aerossóis: são vendidos em latas com gases propelentes (quase sempre propano e butano), como bombas de aerossóis. Para o combate às baratas são indicados os ativos piretróides, que têm ação rápida ao interferir com a atividade do sistema nervoso central do inseto. Vale lembrar que, embora esses inseticidas sejam de uso comum, eles ainda são tóxicos a humanos e animais, portanto, medidas de proteção devem ser adotadas, como aplicação longe dos residentes e controlada preferencialmente por profissionais capacitados.

· Iscas granuladas: normalmente colocadas em um porta-iscas, são fáceis de aplicar e de manusear. São constituídas por um atrativo, como açúcar, mel ou soja, inseticida, como carbamatos, fosforados ou clorofosforados, e corante. As baratas entram no porta-iscas, também chamado de armadilha, se alimentam e morrem fora dele. Existe também no mercado uma isca gel inseticida, com alto poder de atração, que pode ser colocada próxima a esconderijos em pequenas quantidades.

Baratas

As baratas são consideradas os organismos mais bem sucedidos e adaptados entre todos os animais do mundo. Seus fósseis datam cerca de 300 milhões de anos. Das cerca de 4.000 espécies descritas, menos de 1% são consideradas como pragas urbanas.

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Insecta Blattodea

Descrição e Biologia

O tamanho das baratas varia entre 3 mm a 10 cm de comprimento dependendo da espécie. Apresentam um corpo oval, achatado dorso-ventralmente, e em geral uma coloração escura. A cabeça é curta, subtriangular, do tipo opistognata, com peças bucais mastigadoras, antenas longas e filiformes, geralmente dois ocelos e estes olhos compostos estão presentes na maioria das espécies, com exceção das espécies cavernícolas.

O tórax possui três pares de pernas do tipo cursoriais, e quando presentes, dois pares de asas, Em geral nas espécies sem asas, as fêmeas é que são ápteras. O abdome geralmente apresenta 10 segmentos, contendo os principais órgãos vitais, sendo que há um par de cercos para ambos os sexos, com a função olfativa. Além disso, os machos são menores do que as fêmeas. Gostam de lugares quentes e úmidos, sendo encontradas na: serrapilheira, sob pedras, cascas de arvores, em ninhos de himenópteros e isópteros, no interior das edificações humanas e na rede de esgoto. Há algumas espécies semi-aquáticas e aquáticas e outras que vivem em desertos e cavernas. Apresentam cheiro característico (odor desagradável ao homem), produzido por glândulas situadas no abdome.

Ciclo de Vida

Com dimorfismo sexual, os machos são geralmente menores que as fêmeas, e em algumas espécies, suas asas são maiores ou as fêmeas podem não possuir asas. As ninfas diferenciam-se dos adultos por ser menores, possuírem coloração mais clara (esbranquiçada), não possuírem asas e sofrerem ecdises durante seu desenvolvimento. São hemimetábolos (ovo, ninfa e adulto) e na maioria das espécies, os ovos estão contidos em um estojo denominado de ooteca. Esta estrutura, dependendo da espécie, pode variar quanto à forma, tamanho e número de ovos (de 4 a 50 ovos).

Dependendo também da espécie, as fêmeas antes de depositar a ooteca em um local, podem carregá-la durante algumas horas ou dias, e em alguns casos, durante toda a fase embrionária, podendo com as mandíbulas auxiliar as ninfas a emergirem dos ovos. A ooteca é depositada geralmente em locais abrigados, como fendas nas paredes das casas, sob pedras e na vegetação, e muitas vezes sendo recobertos com detritos, para manter a umidade e evitar possíveis predadores. A duração do estágio de ovo varia dependendo da espécie e da temperatura.

Principais Espécies e Danos Causados

Por viverem em locais sujos como bueiros, contaminam alimentos, causam doenças como a diarréia e disenteria. Carregam bactérias, vírus, esporos de fungos e podem causar alergias. Além disso, podem ocasionar danos consideráveis em roupas, livros etc., além de impregnar os locais com cheiro desagradável e característico.

Principais Espécies:

Família Blattidae

Barata de esgoto – (Periplaneta americana):

Coloração castanho escura avermelhada, e em sua forma jovem, possui um tom de marrom pálido. Pode ser encontrada dentro de residências, em cozinhas e banheiros e rede de esgoto. Ocorre também em caixas de gordura, reservatórios de água, quadros de energia elétrica e telefonia. Prefere ambientes escuros, com pouca perturbação e ventilação. Esta espécie pode voar distâncias curtas, em especial durante os períodos mais quentes, preferindo temperaturas entre 30-33ºC. A longevidade média dos adultos é de um ano, sendo menor para os machos. O ciclo biológico, do ovo à morte do adulto pode chegar em alguns casos a 3 anos. Mede cerca de 30 mm a 45 mm de comprimento, o período de incubação dos ovos é de 25-40 dias e o período de desenvolvimento das ninfas é de 130-150 dias com 9 a 13 mudas (machos e fêmeas). As fêmeas produzem de 10 a 15 ootecas, cada uma apresentando entre 14 e 28 ovos. Podem Resistir de 2 a 3 meses sem alimento e 1 mês sem água.

Família Blattellidae

Barata alemã, francesinha ou barata de cozinha -(Blatella germanica):

Espécie de difícil controle devido seu alto potencial reprodutivo e tolerância a diversos inseticidas. Praga domiciliar, podendo ser encontrada no peridomicilio em noites quentes. Comum em cozinhas e restaurantes, habitam depósitos de alimentos e embalagens, fornos, estufas, geladeiras, coifas, motores elétricos. Pode também ficar sob pias e bancadas. A longevidade média dos adultos é de 9 meses, sendo 4 meses para machos e 6 meses para fêmeas. Mede cerca de 12 a 16 mm de comprimento e possui uma coloração amarelada. Prefere temperatura a cima de 21ºC. As fêmeas carregam as ootecas (4 ao 8) durante quase todo o período de incubação dos ovos e as ninfas completam seu desenvolvimento em uma média de 36 dias.

As ootecas possuem maior número de ovos (30-40) e apresentam tempo médio de vida de 300 dias. Os machos são mais finos e com asas menores que o abdome e as fêmeas têm asas maiores, ambas com 2 faixas pretas longitudinais no pronoto. Resistem em média 30 dias sem alimentos e 15 dias sem água, permanecendo escondidas e protegidas até que possam sair em segurança.
A presença desta espécie está ligada a problemas com higiene e portanto estão mais próximas ao homem.

Prevenção

Vedação de frestas;
Guardar alimentos em recipientes fechados;
Inspecionar a entrada de materiais;
Remoção de resíduos de bancadas, masseiras, espremedores, fogões, coifas e outros equipamentos;
Evitar acúmulo de materiais;
Manter jardins e canteiros conservados;
Manter limpo os ambientes
Colocar telas, grelhas, ralos do tipo “abre-fecha” ou outros métodos que impeçam a entrada desses insetos através de ralos e encanamentos;
Acondicionar o lixo em sacos plásticos, dentro de recipientes apropriados, limpos e bem fechados;
Caixas de gordura e esgoto devem ser mantidas bem fechadas e limpas periodicamente;
Manter bem justas as tampas dos interruptores de luz e saídas de telefone;
Realizar uma pré seleção de mercadorias que entrem no ambiente.

Métodos de Controle

Para a realização do monitoramento e avaliação do nível de infestação do local existem armadilhas à base de cola. Como controle químico, são realizadas as técnicas de pulverização ou micropulverização líquida, polvilhamento, gel inseticida e termonebulização. A utilização do MIP é recomendada para melhores resultados.

Fonte: Desentupidora Porto AlegreDesentupidora – Dedetizadora Porto AlegreCaça Vazamento Porto Alegre Desentupidora Porto Alegre Zona Sul Desentupidora Porto Alegre Zona Norte