Dedetizadora de Traça em Porto Alegre

Uma Empresa do Grupo

Construsul Porto Alegre Engenharia Ltda

Métodos de Controle de Traças em Porto Alegre: A melhor forma de controle é o monitoramento constante nos locais propícios ao desenvolvimento das traças. Em caso de infestações severas faz-se a pulverização superficial, seguida de micropulverização ou termonebulização. A termonebulização usada como complemento ajuda a desalojar e eliminar focos oriundos de locais de difícil acesso. A utilização do MIP é recomendada para melhores resultados.

SERVIÇOS DE DEDETIZAÇÃO PORTO ALEGRE:

Dedetizadora de Traça Porto Alegre

Dedetizadora em Porto Alegre

Prevenção e Controle das Traças – Como todos já estamos cansados de saber, prevenir é melhor que remediar. Então, para prevenir o ataque destes insetos ou evitar que suas populações aumentem demais, preste atenção em algumas dicas de medidas que podem ser tomadas:

Traças dos Livros

Preste atenção ao aparecimento de possíveis pontos de umidade na casa, como vazamentos de encanamentos, por exemplo, tomando as medidas necessárias para prevenir e controlar este tipo de problema; Evite acumular jornais, livros e revistas velhas em casa, pois estes materiais servem como fonte de alimento para as traças; Procure selar possíveis frestas e ranhuras presentes na estrutura da casa, evitando que as traças se abriguem nestes locais;

Dedetizadora de Traça Porto Alegre Zona Sul,

Dedetizadora de Traça Porto Alegre Zona Norte,

Dedetizadora de Traça Porto Alegre Zona Leste,

Dedetizadora de Traça Porto Alegre Zona Oeste,

Procure evitar a entrada de material que possa ter vindo de locais com histórico de infestação por traças, como caixas de papelão, pilhas de livros, jornais, revistas, etc. Provavelmente você estará trazendo algumas traças de brinde no meio disso tudo!; Se estiver com muita preguiça de ler, pelo menos tente limpar periodicamente seus livros e outros materiais que ficam estocados por muito tempo, para evitar que eles passem a servir de alimento para as traças; Pastilhas de cânfora ou bolinhas de naftalina podem ajudar a afugentar este inseto dos seus armários.

Dedetizadora de Traça de Porto Alegre

ALGUNS DE NOSSOS SERVIÇOS:

Casa haja uma alta infestação de traças, o uso de produtos químicos devidamente registrados pode ser necessário. Existem várias formulações inseticidas que podem ser utilizados para isto, principalmente formulações líquidas para pulverização de ambientes. Nestes casos, geralmente recomenda-se aplicar o produto em frestas e outras fendas onde o inseto possa se esconder: paredes, batentes de portas e janelas, molduras, ao redor de estantes, dentro e fora de armários, despensas e outras áreas que estejam ou possam ser infestadas.

Dedetização de Traça Porto Alegre Zona Sul,

Dedetização de Traça Porto Alegre Zona Norte,

Dedetização de Traça Porto Alegre Zona Leste,

Dedetização de Traça Porto Alegre Zona Oeste,

Formulações em pó podem ser aplicadas em áreas onde o resíduo na superfície não cause nenhum problema de exposição ao produto, como é o caso dos sótãos, porões ou mesmo em frestas. Vale a pena ressaltar que inseticidas são produtos tóxicos e perigosos e, havendo possibilidade, é sempre melhor evitar o seu uso. Caso não haja outra opção, estes devem ser manipulados com muito cuidado e por pessoal capacitado, o que pode tornar a contratação de serviços por parte de empresas profissionais de reconhecida competência uma boa alternativa.

Empresa Dedetizadora de Traça Porto Alegre

Dedetização de Porto Alegre

Traças das Roupas

Qual será a melhor forma de prevenir e/ou controlar a infestação pelas traças das roupas? Resposta: simples, é só manter a casa sempre limpa! Parece bobagem, mas medidas muito simples acabam sendo muito eficientes para evitar o ataque deste pequenos insetos:

Nunca deixe suas roupas e tapetes empilhados, principalmente em locais escuros, por muito tempo. Retire-os de tempos em tempos para serem lavados ou tomarem um banho de sol; Não guarde roupas usadas dentro do guarda-roupas. Além de sempre lavar as roupas antes de guardar, você deve passá-las com ferro quente: é uma boa maneira de destruir os ovos das traças;

Dedetizadora de Traça Zona Sul,

Dedetizadora de Traça Zona Norte,

Dedetizadora de Traça Zona Leste,

Dedetizadora de Traça Zona Oeste,

Passe sempre o aspirador de pó em casa, utilizando o bico adequado para frestas e locais onde sua vassoura não alcança. Fazendo isto, você aspira os casulos e evita danos e possíveis reinfestações. Só não esuqeça de limpar o aspirador depois, jogando fora o saco de coleta do aparelho. Para controlar as traças das roupas de maneira efetiva, há um fato importante: é necessário localizar a fonte de infestação antes do tratamento. Para isso, faça um exame minucioso dentro de armários e objetos guardados por muito tempo e procure os pequenos casulos em forma de losango ou, na pior das hipóteses, os danos em roupas ou tapetes, etc. Verifique também colchões e travesseiros de penas. Para facilitar a visualização das traças nos locais de difícil acesso, como sob rodapés, nas costuras de estofamentos de sofás, cadeiras e poltronas e nos cantos de paredes próximos a carpetes, você pode utilizar uma lanterna e uma lixa de unhas para facilitar o trabalho.

Dedetização de Traça Zona Sul,

Dedetização de Traça Zona Norte,

Dedetização de Traça Zona Leste,

Dedetização de Traça Zona Oeste,

Tratar as roupas com inseticida não é uma boa idéia, pois, além de serem produtos tóxicos, como já sabemos, os inseticidas podem danificar os tecidos das suas roupas. No entanto, as frestas dos locais infestados podem ser tratadas com um inseticida residual, sempre lembrando dos cuidados a serem tomados ao lidar com produtos tóxicos. O uso do frio também pode ser um bom controlador das traças de roupas: coloque as roupas em sacos plásticos, retirando o ar, armazene-os no freezer por 3 dias e pronto: suas roupas estarão livres das traças!

Traças dos Grãos

No caso das traças dos grãos em sistemas de armazenagem uma das melhores medidas a serem tomadas é a adoção do chamado “manejo integrado de pragas”(MIP). O MIP prevê que se esteja informado a respeito da situação da massa de grãos e do local de armazenamento, da identificação de espécies e de populações de pragas que ocorrem, da associação de medidas preventivas e curativas de controle das pragas, do conhecimento dos inseticidas recomendados e sua eficiência, entre outras. Da mesma forma, a adoção de um rigoroso sistema de monitoramento das pragas, da temperatura e da umidade da massa de grãos é necessária.

Já em residências as opções de controle devem ser basicamente as de prevenção, já que falamos de ataque a alimentos e neste caso o uso de inseticidas não é recomendado. O controle deve começar na aquisição dos alimentos, verificando a data de validade. Uma vez estando o alimento dentro da data de validade, observe se os pacotes apresentam –se bem vedados e sem orifícios. Se estas duas características não estiverem satisfatórias, não compre, pois a chance de contaminação é grande.

Verifique também se no pacote há indício de contaminação (como fragmentos de insetos, grumos ou grãos furados, por exemplo). Prefira alimentos embalados à vácuo, pois estes criam uma atmosfera inadequada ao desenvolvimento dos insetos. Se na sua despensa aparecer um pacote com infestação, descarte-o imediatamente e verifique os demais para ver se não houve infestação. Limpe bem o local, verificando se não ficou nenhum inseto escondidinho nas frestas dos armários ou paredes. Se os insetos estão voando na sua residência, faça uso do controle mecânico.

Traças

As traças podem ser consideradas importantes pragas em áreas urbanas, pois infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados ou não. São conhecidas duas ordens: o grupo formado pelas traças dos livros ou traças prateadas pertencentes à Ordem Thysanura e o grupo formado pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados, pertencentes à Ordem Lepidoptera.

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Thysanura e Lepidoptera
Ordem Thysanura
– Família Lepismatidae

São conhecidas como traças de livros ou prateadas. Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser “silverfish”.

Descrição Geral das Traças

Não apresentam asas, possuem tamanho entre 0,85 a 1,3 cm, corpo de coloração cinza prateada, alongado e achatado dorso ventralmente, com 3 filamentos caudais e aparelho bucal mastigador. São ápteros. Alimentam de matéria orgânica vegetal, e substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, assim em residências, atacam cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), e alguns tecidos, raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Possuem hábitos principalmente noturnos, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Escondem-se em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.

Ciclo de Vida das Traças

Apresentam reprodução sexuada e desenvolvimento ametabólico, ou seja, a fase jovem diferencia-se da adulta apenas pelo tamanho e maturidade sexual. Dependendo da espécie e clima, os ovos eclodem em aproximadamente 10 a 60 dias e a fase jovem para a adulta demora em média 2 a 3 meses, sendo o ciclo de vida completo dura cerca de 1 ano e as formas adultas vivem mais de 4 anos.

Principais Danos Causados pela Traças

Algumas espécies frequentam o ambiente doméstico e podem ocasionar danos a livros e outros materiais. Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, sendo consideradas importantes pragas domiciliares, como a espécie Lepisma saccharina. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, evitando-se infestações severas e danos significativos. Outras espécies também encontradas no Brasil são a Acrotelsa collaris e Ctenolepisma ciliata. É a ordem das borboletas e mariposas. As traças pertencentes à ordem Lepidoptera são representadas pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados. São microlepidópteros, ou seja, pequenas mariposas. O gênero Tineola o de maior importância econômica em áreas urbanas.

Descrição Geral das Traças

Suas asas são estreitas e acuminadas, voam pouco e não são atraídas pela luz como a maioria das mariposas. Sua coloração é clara, medindo aproximadamente 1,2 a 1,5 cm. Apresentam tufos de pelos de coloração avermelhada na cabeça e antenas mais escuras do que o restante do corpo. As larvas são de coloração esbranquiçada com cabeça escurecida e, no caso da espécie Tineola uterella (a espécie mais comum), tecem um casulo com a aparência de um estojo chato em forma de losango, aberto em ambas extremidades, que se desloca pelas paredes das residências e, enquanto se alimentam, podem ficar parcialmente cobertas por ele. A alimentação consiste de lã, penas, pelos, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo são as mais atacadas.

Ciclo de Vida das Traças

Desenvolvimento é holometábolo (ovo, larva, pupa e adulto). Sua reprodução é sexuada e as fêmeas depositam 40 a 50 ovos em média, num período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos possuem uma secreção adesiva e ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas, eclodindo após 4 a 10 dias conforme espécie. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível e esse estagio pode durar de 35 a 87 dias conforme espécie. O período de pupa dura cerca 8 a 40 dias e a fase adulta cerca de 4 a 30 dias dependendo da espécie.

Principais Danos Causados pela Traças

As espécies mais comumente encontradas no ambiente doméstico são a Tineola uterela e a T. bisselieta. Essas traças causam estragos consideráveis em peças de lã, tapetes, alguns tecidos, peles, pelos, etc.

  • Evitar o acúmulo de papéis velhos, mantendo livros e revistas em locais limpos e bem arejados;
  • Evitar a entrada de objetos em caixas provenientes de locais infestados por traças;
  • Aspirar bem frestas e rodapés, pois são locais que servem de abrigo às traças;
  • Manter estantes, gavetas, armários e gabinetes sempre limpos e arejados;
  • Inspecionar periodicamente tapetes, roupas e outros objetos que sirvam de fonte de alimento, mantendo-os bem limpos e livres de umidade;
  • Roupas atacadas podem ser colocadas em sacos plásticos e depositadas em freezer por 24 horas para que ovos e larvas sejam mortos

Métodos de Controle de Traças

A melhor forma de controle é o monitoramento constante nos locais propícios ao desenvolvimento das traças. Em caso de infestações severas faz-se a pulverização superficial, seguida de micropulverização ou termonebulização. A termonebulização usada como complemento ajuda a desalojar e eliminar focos oriundos de locais de difícil acesso. A utilização do MIP é recomendada para melhores resultados.

Fonte: Desentupidora Porto AlegreDesentupidora – Dedetizadora Porto AlegreCaça Vazamento Porto Alegre Desentupidora Porto Alegre Zona Sul Desentupidora Porto Alegre Zona Norte