4 Truques para Desentupir Canos

4 Truques para Desentupir Canos – Canos entupidos. Quem é que nunca lidou com este problema em casa? Nem sempre fazemos um uso cuidado do lavatório, da banheira, da cabine de duche ou da banca da loiça e, mesmo que tenhamos alguma cautela, é impossível evitar que passem cabelos, restos de comida ou outras substâncias.

Como é óbvio, é importante ter cuidado, não só para preservar a rede de esgotos do local onde vivemos, como também a natureza. Ainda assim, mais cedo ou mais tarde, deparamo-nos com esta agrura e damos conta, por exemplo quando estamos a tomar banho, que a água não está a escoar devidamente ou que escoa muito lentamente.

Quando um ralo está entupido é preciso agir rapidamente. Protelar a resolução da situação mais não fará do que agravá-la e o que era um cano entupido, depressa se transformará num cano que rebentou. Para além disso, não é prático, no nosso dia-a-dia, termos que estar permanentemente a aborrecer-nos com isto. Afinal de contas, queremos tomar um duche à vontade sem a base encher em três tempos ou lavar os dentes sem que o lavatório vire um pequeno tsunami.

Hoje, partilhamos consigo algumas dicas para resolver este problema sem ter que chamar um profissional. Veja quais são.

?1. Use um desentupidor

Quase todas as casas têm um desentupidor. Está a ver o que é? Estamos a falar daquele objecto com um cabo de madeira que termina numa borracha. Este objecto desentope os canos através de um sistema de sucção que resulta da força manual aplicada no cabo. Trata-se de um utensílio muito eficaz que, normalmente, em poucos segundos, desbloqueia os canos. Antes de usar o desentupidor, certifique-se de que há água suficiente no ralo. É o movimento da água – para cima e para baixo – que liberta o tubo. Se a borracha vermelha estiver coberta com água, o desentupimento ocorrerá facilmente.

?2. Desentupa com água a ferver

Para além de simples, esta é uma forma ecológica de desentupir os canos. Ponha água a ferver num tacho e deite-a pelos ralos que estão a causar problemas. A água deve ser vertida de forma faseada: ponha um bocadinho e espere uns segundos; ponha outro bocadinho e volte a aguardar; e assim sucessivamente. Para prevenir entupimentos, pode fazer isto uma vez por semana nos diferentes ralos da casa. No entanto, tenha cuidado para não se queimar. Depois de fervida a água, coloque-a, por exemplo, numa chaleira. É mais seguro e prático.

3. Experimente uma mistura de sal, vinagre e bicarbonato de sódio

O sal, o vinagre e o bicarbonato de sódio são três produtos ecológicos e biodegradáveis. Experimente estas soluções antes de recorrer a produtos químicos:

– ¾ copo de bicarbonato de sódio + ½ copo de vinagre – tape o ralo com um pano e deixe a mistura actuar durante meia hora. Depois, deite água morna;
– ½ copo de sal + ½ copo de vinagre + ½ copo de bicarbonato de sódio – verta a mistura no ralo e depois um tacho de água a ferver;
– 1 copo de vinagre + ½ copo de bicarbonato de sódio + 2 a 3 colheres de sopa de sal – deite no ralo e cubra-o durante 30 minutos. Termine com água morna.

?4. Detergente da louça seguido de água fervida ou água fervida seguida de fermento em pó

O detergente da louça pode ser um excelente aliado para desentupir um cano (desde que não esteja cheio de água), sobretudo na cozinha onde a gordura se acumula. Deite ¼ de uma xícara de detergente da louça e depois a água a ferver. Para facilitar o processo, use um desentupidor, mas proteja-se devidamente dos salpicos.

Tem ainda a opção de deitar duas colheres de sopa de fermento em pó no ralo e despejar a água fervida de seguida. Gerar-se-á uma efervescência que desentupirá o cano.