6 Métodos Caseiros para Desentupir Pia

6 Métodos Caseiros para Desentupir Pia – Gordura e restos de comida podem acumular na tubulação e entupir sua pia. Dependendo da gravidade e do motivo do entupimento, é preciso usar um método específico. Veja abaixo 6 métodos caseiros eficazes para desentupir sua pia você mesmo sem problemas.

Desentupidor químico

Caso nenhum dos métodos anteriores tenham funcionado, existem no mercado desentupidores químicos eficientes. Mas, antes de utilizá-los, tenha certeza de fazer uso de equipamento de proteção, pois esses produtos são nocivos à saúde humana. Siga corretamente as instruções da embalagem e espere o tempo indicado. Antes de usar a pia normalmente, deixe correr bastante água para lavar os resquícios do produto.

Com soda cáustica

A soda cáustica é um produto tóxico que desentope pias e tubulações facilmente. Porém, é altamente corrosiva e, se utilizada com frequência, pode danificar os canos. Por isso, esse método só é indicado apenas para entupimentos mais críticos. Coloque 1 xícara do produto no ralo da pia e, em seguida, despeje uma chaleira de água quente por cima. Deixe descansar a noite toda. Depois deixe correr bastante água no ralo para garantir que não ficou nenhum restinho do produto. Lembre-se de sempre usar equipamentos de proteção (luva, óculos e botas) e seguir corretamente as instruções do fabricante.

Com produtos com enzimas

Se você não quer correr o risco de usar produtos tóxicos na sua cozinha, não se preocupe! Existem produtos que utilizam bactérias e enzimas em sua composição, que fazem o trabalho de quebrar a matéria orgânica da pia e canos. Antes de usar, leia atentamente as instruções de uso e lembre-se de usar equipamento de segurança, como luvas, máscara e óculos de proteção. Aplique o produto na pia e deixe agir o tempo indicado na embalagem. Depois despeje água quente em cima.

Limpe o sifão

Algumas vezes o sifão acumula restos de comida que bloqueiam a passagem da água e causam o entupimento. Para quem desconhece, o sifão é o cano que fica na saída da pia, em formato de “S”. Antes de iniciar esse método, coloque um balde embaixo da pia, para evitar que a água escoa por toda a cozinha. Então desenrosque o sifão e limpe-o com uma esponja comprida, água e detergente. Depois é só colocá-lo de volta no lugar.

Com sonda de desentupimento

Testou todos os métodos anteriores e nenhum funcionou? Então você vai precisar usar uma sonda de desentupimento. Esse tipo de material é vendido em lojas de materiais de construção. Para usar, basta inserir o cabo no ralo, o mais longe que conseguir, e girar a maçaneta. Isso fará os resíduos se desprenderem dos canos e resolverá o problema. Simples assim!

Com mangueira

Às vezes é o próprio cano da parede que está entupido e, por isso, você vai precisar usar um método um pouquinho mais trabalhoso, mas ainda fácil e eficaz. Para isso, separe os seguintes materiais:

  • uma mangueira ligada em alguma torneira que esteja funcionando;
  • um pano velho;
  • uma chave de fenda;

Enrole o pano na mangueira, a uma distância de um ou dois palmos da ponta. Em seguida, retire o sifão (na ponta que está acoplada à parede). Enfie a mangueira no cano o máximo que conseguir. Com a ajuda de uma chave de fenda, empurre o pano para dentro do cano, sem retirar a mangueira, de modo que ele forme uma espécie de barreira na borda do cano. Ligue a mangueira: a água vai fazer pressão dentro do cano e vai desentupi-lo. Por fim, basta desligar a mangueira e recolocar o sifão.