Aprenda como Desentupir Caixa de Gordura Residencial

Aprenda como Desentupir Caixa de Gordura Residencial – Mau cheiro e lentidão no escoamento da água na pia podem ser sinais de problema na caixa de gordura da cozinha.

O descarte de maneira errada de toda gordura produzida nas residências e comércios pode causar sérios entupimentos. Para evitar isso é importante cuidar e saber como desentupir caixa de gordura de cozinha. Esse dispositivo é responsável por receber a água da cozinha, antes que ela siga para a rede de esgoto. Seu papel é filtrar a gordura despejada nas pias e liberar para a rede de esgoto somente o líquido sujo, retendo a gordura.

Para isso há uma divisão interna na caixa de gordura, onde o líquido oleoso cai nesse compartimento de armazenamento, se mistura com água que já existe na caixa e o líquido sai pelo lado oposto sem a gordura. Com o acúmulo de dejetos, vai se criando uma espécie de bola de sujeira, o qual não passa mais pelo cano, causando problemas tanto da própria caixa de gordura e até mesmo o entupimento da rede de esgoto. Por isso é importante ter cautela, saber como desentupir caixa de gordura e evitar transtornos.

A preocupação com a manutenção da caixa de gordura deve ser maior nos comércios com venda de alimentos, como restaurantes, padarias, lanchonetes e hotéis onde o fluxo de gorduras é mais alto. Esse processo funcionando perfeitamente, tanto nas residências como nos comércios, evita transtornos futuros, como transbordamento e mau cheiro. Em tais casos, a limpeza deve ser realizada por empresas especializadas e com técnicos experientes na tarefa de como desentupir caixa de gordura.

Como desentupir a caixa de gordura

Se você prefere realizar esse serviço sozinho, preparamos um passo a passo para a limpeza da caixa de gordura com segurança. A primeira coisa a fazer é separar uma vasilha para colocar a sujeira retirada, pode ser um balde improvisado de lixeira. Coloque uma luva e abra a tampa da caixa de gordura. Caso já esteja obstruída, tenha cautela em usar objetos pontudos, pois pode perfurar os canos, causando vazamentos. Depois de limpar, jogue dentro da caixa cerca de 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente para concluir a limpeza. Feito isso, feche a tampa da caixa de gordura. O material retirado do tanque deve ser acondicionado em sacos plásticos reforçados e descartados no lixo orgânico.

Como prevenir entupimentos

– Utilize sistemas de sifão que servem para reter a sujeira, sendo resolvido facilmente qualquer entupimento;
– Jamais jogue o óleo de cozinha usado diretamente na pia;
– Evite deixar restos de comida nos pratos para não correr o risco de descer pelo ralo da pia;
– Faça manutenções e limpeza a cada seis meses.

Mitos sobre como desentupir caixa de gordura

– Refrigerante do tipo cola apenas ajudam a dissolver os restos de comida e não a desentupir;
– Água quente auxilia apenas na limpeza;
– Bicarbonato de sódio, assim como a água fervente, auxilia na limpeza e obstruções simples. Sua ação é ineficaz nos casos onde há entupimento;
– Vinagre não é forte o bastante para realizar desentupimentos.