Bicarbonato e Vinagre Desentopem Pia

Bicarbonato e Vinagre Desentopem Pia – Para quem não tem afinidade com as tarefas domésticas, lavar a louça pode ser uma chateação diária. E se a pia estiver entupida, dificultando o escoamento da água, a atividade pode ser ainda mais incômoda.

Quando isso acontece a tendência é só piorar. Os famosos desentupidores de pia, aqueles para pressionar o ralo, deixam de funcionar depois de algum tempo, e os produtos químicos à base de soda são perigosos de manusear e ainda prejudicam o meio ambiente. Diante do impasse, a melhor solução é fazer o desentupimento usando produtos mais naturais, como vinagre, sal e bicarbonato.

A receitinha caseira é simples e muito eficaz, e também pode ser usada para desentupir o ralo do banheiro. Anote aí e livre-se desse tipo de aborrecimento:

1. Com a pia vazia, use um desentupidor manual fazendo uma boa pressão para mandar embora possíveis resíduos sólidos;

2. Na sequência, faça uma mistura de ½ xícara de sal refinado e ½ xícara de bicarbonato de sódio e despeje no ralo;

3. Em seguida jogue no ralo 1 xícara de vinagre branco morno;

4. Cubra o ralo com um pano velho porque esta mistura vai diluir as gorduras acumuladas no ralo e ao longo do sifão, causando efervescência. O pano vai evitar que resíduos sejam jogados para fora do ralo. Deixe a mistura agir por cerca de meia hora.

5. Para finalizar, despeje no ralo uma chaleira de água fervente.

Depois disso a sua pia deverá estar desentupida, caso o entupimento persista, remova o sifão e faça uma limpeza por dentro dele usando mais água quente e sacudindo a peça para que a gordura presa se solte. Depois de limpo reinstale o sifão na pia.

Dica importante: antes de retirar o sifão coloque um balde abaixo do cano para aparar a sujeira e a água que sairão.

Aposte na prevenção

Para evitar que a pia entupa constantemente o melhor ainda é investir na prevenção. Por isso, não jogue no ralo restos de óleo nem de comida. Ambos podem ter outro destino muito mais ecológico. Existem empresas que recebem o óleo para reutilizá-lo em diferentes fins. Já os restos de comida podem render um excelente adubo por meio de compostagem. Se você não tem espaço em casa para isso, coloque todos os restos de comida no lixo orgânico.