Como acabar com pulgas no ambiente?

Como acabar com pulgas no ambiente? – Pulgas no ambiente doméstico, quais os melhores tratamentos e como fazer para eliminar? Confira a lista de 10 passos para acabar com as pulgas no ambiente interno e externo.

Quem tem animais de estimação em casa com certeza já teve que lidar com uma figura indesejada dentro de casa: as pulgas. Essas pequenas criaturas podem gerar muita turbulência no local, as pulgas sobrevivem em praticamente qualquer ambiente, seja ele no ambiente interno de nossas casas ou lugares externos como parques por exemplo, e se reproduzem de maneira feroz.

Mas a dúvida que vamos solucionar é como acabar com pulgas no ambiente. Se o seu pet está se coçando incansavelmente, perdendo tufos e mais tufos de pelo, desenvolvendo pequenas inflamações sobre a pele ou até mesmo feridas, esse é o maior indicativo que ele esteja sofrendo com as pulgas.

E o pior, não basta só tentar eliminar as pulgas que estão no animal, elas geralmente já estão por todos os cantos do ambiente.

Como as pulgas se desenvolvem no ambiente interno da casa?

O seu ciclo de vida das pulgas vai dos ovos, passando para as larvas e pupas. As pupas são as mais resistentes e podem ficar protegidas pelo casulo durante tempos, escondidas sobre os ambientes. Quando o verão ou climas mais quentes se iniciam, desde a primeira infestação no animal das pupas pulgas espalhadas pela casa nascem e começam um novo ciclo, procurando um hospedeiro e se reproduzindo.

Elas se hospedam em sua maioria em cães e gatos, mas também mordem os seres humanos e se hospedam em outros animais, as mordidas das pulgas geram incômodos excessivos e dermatites alérgicas em cães, gatos e nas pessoas, dentro de alguns minutos pós-picada, ela pode se manifestar em uma pequena mancha ou calombo vermelho, que coça sem parar.

Detectando pulgas no interior do ambiente doméstico

Como saber se as pulgas estão infestando apenas o animal de estimação ou o ambiente doméstico também? Comece procurando no animal de estimação. Quando você separa o pelo do pet, as pulgas irão correr na outra direção e se esconderão, em baixos níveis de infestação de pulgas é difícil detectar a presença do inseto.

Nesse caso é indicado usar um pente apropriado para essa função que pode ser comprado em lojas petshop. Agora saiba se as pulgas também estão infestando o ambiente da casa. Coloque um par de meia branca em seus pés, dê preferência aquelas meias com comprimento até o joelho e caminhe por todas as dependências do domicílio.

Por algum motivo, diferentemente dos mosquitos as pulgas são muito atraídas pelas roupas brancas. Ficando fácil identificar se as pulgas também estão espalhadas pela casa.

Ok, tenho problemas de pulga em meu ambiente, como se livrar delas?

Em primeiro lugar, é preciso estar ciente que boa parte dos problemas com pulgas no ambiente doméstico não se restringe apenas em um certo lugar da sua residência.

Se você tem animais de estimação em sua casa e costuma passear com muita frequência em ambientes externos, como praças e parques é muito provável que há pequenas infestações de pulgas em algum local do ambiente interno da residência, o problema pode continuar aumentando se você não tiver o costume de tratar o animal com um bom produto para combater as pulgas.

Um gato ou um cachorro é, com certeza, um “serviço de transporte de pulgas 24 horas por dia e 07 dias por semana”, lembre-se o animal de estimação é sempre o foco primeiro de todo problema com pulgas no ambiente domiciliar. Por isso, é muito importante se livrar não somente das pulgas adultas, mas também dos ovos do inseto, simultaneamente no animal de estimação e no interior do ambiente imóvel.

Confira a lista de passos para acabar com as pulgas no ambiente

Acabar com pulgas no animal de estimação requer cuidados, face à toxidade dos inseticidas. As formulações de venenos em uso para combater pulgas de animais domésticos, incluem shampoo, comprimidos e coleiras impregnadas de anti-pulgas.

No ambiente interno do domicílio, a aplicação do inseticida (pulverização) deverá ser direcionadas às frestas do assoalho, canto das paredes, carpetes, tapetes e cama onde repousam o animal doméstico. Mas, não é apenas o controle químico para eliminar as pulgas no ambiente que vamos abordar neste artigo, citaremos dicas preventivas que não são usadas venenos que vão lhe ajudar a afastar as pulgas do seu ambiente.

1. Melhor método para se livrar das pulgas no ambiente interno da casa

Para médias e altas quantidades de pulgas no ambiente interno da casa, recomendamos a união de 03 métodos: serviço de dedetização com spray para eliminar as pulgas do interior ambiente, administração oral de medicamento anti-pulga no animal de estimação, criar o hábito de aspirar todos os locais da casa no mínimo uma vez a cada 10 dias.

Resumindo a melhor combinação para acabar com as pulgas: aspirador + spray dedetização contra pulgas + comprimido anti-pulga. Pessoal, sempre aconselhamos adotar estes métodos para eliminar as pulgas em primeiro lugar, uma vez que são procedimentos seguros, os mais eficientes e podem ser realizados em conjunto em um único dia, combatendo as pulgas no ambiente e no animal de estimação.

2. Trate o animal de estimação

Antes de qualquer intervenção no restante do ambiente, é necessário que os animais sejam os primeiros a receber cuidados, eliminando a fonte primária da infestação de pulgas. Comece com o banho: primeiramente dê um banho no seu pet, com bastante água e sabão, depois de enxaguá-lo na primeira vez e tirar todo o excesso de sujeira e ovos de pulgas que ficam acoplados em seu pelo, você pode aplicar um shampoo anti pulgas específicas para essas pragas.

As pulgas não possuem a capacidade de grudar no pelo dos animais igual aos carrapatos, por isso muitas sairão logo de início no banho. Penteie o pelo: após o banho, penteie o pelo do animal com um pente para pulgas, é necessário pedir ao veterinário que apare os pelos dos animais nesse momento de infestação, já que será mais fácil alcançar as pulgas, pois elas vivem na pele e não em seu pelo.

Loções: com o banho tomado e o pelo escovado, veja com o veterinário e aplique loções e sprays sobre o animal, para matar as pulgas. Trate com soluções orais e tópicas: medicamentos orais precisarão entrar em cena, em quase cem porcento só a higienização não irá ser suficiente.

3. Lave as roupas de cama do pet e outros

Qualquer cobertor, casinha ou tecido que os animais tiverem costume de deitar ou se esfregar terá que ser lavado para que os ovos e larvas que estejam sobre eles sejam eliminados da casa.

A lavagem não irá matar as pulgas, só eliminar muitos ovos pela água e o sabão, por esse motivo após a lavagem, coloque todos esses panos dentro de um saco de lixo e lacre bem, as pulgas irão morrer nesse ambiente. Até que a casa seja dedetizada e elas não possam fugir e se acoplar em outros lugares.

4. Limpando os ambientes da casa

Em primeiro lugar, passe aspirador em todos os cantos da casa, quem não possuir aspirador pode ser vassouras, o importante é pegar os excessos de ovos e pupas que estão espalhados pela casa, não esqueça dos mais importantes: carpetes, tapetes e estofados e pisos.

A vantagem do aspirador é que suas vibrações fazem com que os casulos estourem e as pulgas saiam, visto que os inseticidas não matam as pulgas que estão dentro desse local, é importante que os ovos e casulos sejam sugados para mata-las de maneira eficiente.

Ao acabar, jogue o conteúdo do aspirador em um saco, aplique produtos inseticidas anti-pulgas e jogue na parte externa da casa ou do ambiente. Use um produto de limpeza com aroma de eucalipto e pinho, como o pinho sol, ou vinagre de maça no ambiente, o cheiro forte que contém nessas substâncias fará com que as pulgas se espantem e se repilam, facilitando a captura pelo inseticida.