Como Desentupir Cano de Esgoto

Como Desentupir Cano de Esgoto – Um cano de esgoto entupido é um problema comum em uma habitação, e também uma grande dor de cabeça pois não nos permite usar os lavatórios ou pias da louça como habitualmente.

Chamar um técnico a casa poderá relevar-se uma despesa grande e inesperada, por isso a boa notícia é que há formas de desentupir canos eficazmente recorrendo a alguns truques caseiros.

Com bicarbonato de sódio e sal. Este procedimento é semelhante ao anterior: vaze toda a água, despeje meia xícara de bicarbonato de sódio e sal no ralo e, em seguida, seis xícaras de água fervente. Deixe atuar durante várias horas, que pode ser a noite toda, e após isso deixe correr água quente diretamente para o ralo. O sal em junção com o bicarbonato de sódio tem um efeito abrasivo, que irá corroer o que estiver causando o entupimento.

Com bicarbonato de sódio e vinagre. O bicarbonato de sódio é um produto essencial em todos os lares, pois tem inúmeras utilizações na cozinha e não só. Neste caso, para desentupir o cano de esgoto proceda ao seguinte trabalho: retirar toda a água da pia ou banheira, deitar 1 xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água fervente no ralo, aguardar um pouco, deitar mais uma xícara de bicarbonato de sódio e uma xícara de vinagre branco e fechar o ralo logo em seguida. A mistura do bicarbonato com o vinagre produz um efeito efervescente que deverá ser útil para desentupir. Quando o som da efervescência acabar, adicione mais duas xícaras de água fervente.

Com detergente da louça. Se o desentupimento for causado por sujidade ou falta de manutenção, uma forma simples de solucionar isso será recorrendo ao detergente da loiça. Para isso vaze a água existente e coloque um pouco de detergente e deixe água fervente correr. Este produto será útil para desincrustar a sujidade e limpar os canos.

Com fio de arame. Poderá tentar ainda desentupir o cano com um fio de arame, inserindo-o na canalização e fazendo movimentos de empurrar e puxar de forma a mover o objeto de entupimento. Deverá utilizar um fio com mais e um metro e resistente.

Com mangueira de jardim. A água que corre na mangueira de jardim tem, geralmente, mais pressão que a das torneiras de nossa casa, por isso poderá conseguir resolver o problema fazendo a água da mangueira correr em pressão máxima para o ralo do cano obstruído. No entanto recomendamos que tenha cuidado, pois se a canalização for fraca poderá rebentar.

Com desentupidor de canos. Talvez a solução mais comum, pelo que não podíamos deixá-la de fora desta lista de como desentupir cano de esgoto. Todo o mundo deve ter um desentupidor de canos em casa para este tipo de situações, pois quando utilizado corretamente (colocar a ventosa no ralo até criar vácuo, encher a pia de água e iniciar movimentos para cima e para baixo com o desentupidor) ele cria sucção, fazendo com o objeto do desentupimento se mova, podendo ser o suficiente para resolver o problema.

Com produtos específicos. Se as dicas caseiras não resultaram, recorra a produtos de limpeza específicos para desentupir canos, que poderá encontrar facilmente em qualquer supermercado. Parte deles são químicos, pelo que se aconselha precaução na sua utilização e que leia primeiro as instruções.

Desmontando. Se está sendo realmente difícil desobstruir o cano e resolver o entupimento, passe para o último plano: desmontá-lo. Isso nem sempre é possível devido ao fato das canalizações não estarem à vista, mas no caso da pia da louça conseguirá facilmente ter acesso a elas. Certifique-se de que evacuou toda a água da pia e coloque um balde grande por baixo do cano. Em seguida desmonte parte dele e limpe o que está causando o entupimento.

Prevenção. A prevenção é o melhor remédio para prevenir os canos entupidos, por isso coloque em prática alguns hábitos que ajudarão a manutenção da limpeza destes. Por exemplo: sempre que possível deixe correr água quente neles, despeje Coca-Cola nos ralos, coloque um filtro para ralos no ralo da banheira (como na imagem), evite despejar sólidos na pia da cozinha, etc. Faça isso periodicamente em todos os ralos da casa que utiliza, incluindo a sanita.