Como desentupir cano sem produtos corrosivos

O que fazer quando a água da pia não escoa é a pergunta que todos se fazem quando se deparam com um entupimento no local. A maior parte dos entupimentos é causado pelo descarte de óleo de fritura e outros detritos. Isso cria no cano uma camada gordurosa, que ao endurecer, vai diminuindo o espaço de passagem para o fluxo de água. O desafio é aprender como desentupir cano de pia sem utilizar produtos corrosivos como a soda cáustica.

Produtos para limpeza de encanamentos normalmente contêm soda cáustica ou outros compostos químicos perigosos, que muitas podem danificar encanamentos mais antigos. Experimente usar um desentupidor comum, como aqueles usados desde o tempo de nossos avós. Basta encher a bacia da pia de cozinha com água, e em seguida colocar o desentupidor em cima do ralo. Movimente-o para cima e para baixo para que a obstrução no cano se desfaça.

Atenção: Caso esteja trabalhando em uma pia de cozinha dupla, com dois ralos parcial ou totalmente entupidos, feche um dos lados com um pedaço de pano. Se tiver alguém lhe ajudando, utilize um desentupidor em cada ralo, empurrando e puxando ao mesmo tempo.

Produtos biodegradáveis

Nossa próxima dica de como desentupir cano de pia é bem simples. Despeje água quente e 2 colheres de fermento em pó no ralo do cano que está entupido. Aguarde a solução efervescente que vai surgir e limpe a sujeira que será eliminada do ralo. Você pode substituir o fermento em pó por ½ xícara de detergente líquido. Coloque água quente no cano e aguarde até que o desentupimento aconteça.

Outra maneira de desentupir cano de pia com gordura é colocando 1/2 xícara de bicarbonato de sódio seguido de 1/2 xícara de vinagre branco. Utilize um pano velho para tapar o ralo por cerca de 30 minutos. Despeje água quente para finalizar a limpeza e dissolver a solução. Se quiser, substitua o bicarbonato por 2 colheres de sopa de fermento em pó. O resultado é um efeito efervescente que desobstrui e limpa o cano.

Chame um profissional

Ligue e agende uma visita com a Desentupidora, empresa que atua em todo o Rio Grande do Sul, com profissionais competentes, treinados e equipados para realizar diferentes serviços relacionados à encanamento e elementos similares. A Desentupidora utiliza equipamentos de qualidade, como máquinas de desentupir esgoto rotatórias e hidrojato, além de contarmos com profissionais altamente capacitados. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana. O orçamento é gratuito.