Como desentupir encanamento?

Como desentupir encanamento? – Quem nunca passou por uma situação em que o encanamento entope e nem sempre há um profissional por perto? Por isso separamos algumas dicas para você conseguir desentupir  encanamento de maneira certa sem causar estragos.

Dica 1: Bicarbonato de sódio e vinagre

Apesar de ser uma receita caseira mais utilizada para desentupir canos, ela não é totalmente infalível, vai depender do material a ser dissolvido. Em casos de problema com gordura acumulada esse método geralmente é fiável.

  • Retire toda a água da pia ou banheira;
  • Coloque 1 xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água fervente, espere um pouco, coloque mais 1 xícara de bicarbonato e 1 xícara de vinagre e feche o ralo em seguida;
  • A mistura irá produzir um efeito efervescente para que se desentupa, quando o som da efervescência acabar, adicione mais 2 xícaras de água fervente;
  • Você pode utilizar o sal no lugar do vinagre, a junção do bicarbonato de sódio com o sal causa um efeito abrasivo, ou seja, irá corroer o que estiver causando o entupimento;

Dica 2: Detergente de louça

É possível utilizar detergente caso o desentupimento foi causado por sujeira ou falta de manutenção.

  • Retire toda a água da pia;
  • Coloque um pouco de detergente e água fervente;
  • Deixe desentupir. Pode repetir o processo;

Dica 3: Materiais para desentupir canos

Você pode utilizar desentupidor de canos, aqueles que vendem em mercados, e até mangueira de jardim para causar pressão no cano.

Dica 4: Fio de arame

É possível desentupir o cano com um fio de arame, inserindo-o na canalização e com movimentos de empurrar e puxar para que mova o objeto entupido. O fio deve ser longo e resistente.

Dica 5: Desmontar o encanamento

Se estiver com dificuldade para desentupir você pode levar em consideração desmontar o cano para resolver o problema, nem sempre é possível pois depende se a canalização está exposta. No caso de uma pia de louça você consegue fácil acesso, mas antes de começar, certifique-se que fechou o registro e evacuou a água da pia.

Prevenções – cuidado com a sujeira ou pedaços de alimentos descer pelo ralo, aumenta a probabilidade de entupimento, coloque um ralo nas pias para reter os materiais. Pelo menos uma vez na semana jogue um pouco de agua fervente nos canos.

Caso não consiga nenhum resultado, existem produtos específicos em mercados para desentupir encanamentos. E se for um entupimento grave é melhor procurar um encanador especializado pois ele saberá como desentupir o cano sem danificar outras instalações.