Como e Por Que Limpar a Fossa Séptica?

Como e Por Que Limpar a Fossa Séptica?. A fossa séptica é responsável pelo armazenamento de resíduos recebidos de uma ou mais residências. Pode ser desenvolvido em fossas do tipo sépticas, caixas de gordura, sumidouros, fossas negras e fossas secas. As fossas têm um período de vida útil e a má ou nenhuma manutenção pode ser avassaladora.

Fossa Séptica é um tanque subterrâneo que foi desenvolvida para receber dejetos e fazer a separação do sólido e não sólido, a fim de realizar o primeiro passo para o tratamento de esgoto, por isso, é muito Utilizado no tratamento de esgotos domésticos. Possuí um revestimento que impede o contato dos dejetos e da água com o solo.

Fossa Negra é basicamente uma Fossa Séptica, porém sem o devido revestimento que evita o contato dos dejetos com o solo. Por conta disso, ela não é muito indicada, já que é ecologicamente incorreta pois pode contaminar o solo.

Caixa de gordura é um dispositivo localizado entre a pia da cozinha e a rede de coleta de esgoto ou fossa séptica. Sua função é separar toda a gordura liberada pelos utensílios da água. Para seu bom funcionamento, é recomendada sua limpeza a cada três meses.

Sumidouro é um buraco feito no chão com o objetivo de escoamento da água. Podem ser naturais ou artificiais. Os sumidouros possibilitam a infiltração de fluídos da fossa séptica para o subsolo.

Com o acúmulo de dejetos, lodo e outros elementos, é perfeitamente aceitável o entupimento das fossas,  porém, como saber a hora de realizar a manutenção? Se os ralos da casa começam a exalar um mau cheiro é hora de agir. Faça o mesmo se notar que a tampa da fossa ou da caixa de gordura possui alguma infiltração.

A limpeza é realizada através de um sistema de sucção à vácuo que é acoplado a um caminhão, que suga todos os dejetos presentes na fossa.  Este tipo de procedimento é muito flexível, podendo remover  resíduos petroquímicos, têxteis, químicos, alimentícios, entre outros.

A não limpeza da fossa resulta no seu transbordamento que,  pode trazer sérios riscos à saúde. Vale sempre lembrar que este tipo de serviço deve ser realizado por profissionais qualificados e certificados, visando o bom trabalho e a ética profissional. Nós, da Desentupidora Porto Alegre 24 Horas nos preocupamos sempre com o bem-estar e satisfação de nossos clientes. Temos frota própria, podendo realizar diversos tipos de serviços.