Como limpar e desentupir caixa de gordura

Como limpar e desentupir caixa de gordura – A existência de caixa de gordura em edificações é hoje uma obrigação legal em grande parte dos municípios brasileiros, a qual se localiza entre a pia da cozinha e a rede coletora de esgoto ou a fossa.

Sua função é reter gorduras despejadas nos ralos das pias da cozinha, diretamente ou misturadas com a água da lavagem das louças. A retenção da gordura na caixa se faz necessária para evitar que ela vá se acumular na tubulação posterior, na fossa, na rede coletora de esgoto, nos rios e represas, causando entupimentos e seríssimos problemas aos proprietários e aos contribuintes, além de danos ambientais.

 

Como funciona a Caixa de Gordura

 Na caixa há um pouco de água, que serve como uma espécie de “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo tubo, cai na água que já está lá dentro e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.
desenho do interior de uma caixa de gordura

Problemas gerados pela caixa de gordura cheia

 

  • Mau cheiro;
  • O vazamento da pia fica muito lento e demorado;
  • Transbordamento da caixa de gordura pela tampa;
  • Promover a reprodução e infestação de baratas e outros insetos;
  • Entupimento dos canos que estão conectados antes e depois da caixa de gordura.

Passo a Passo de Como limpar e desentupir caixa de gordura

1- Retire a tampa da caixa;
abrindo a tampa da caixa de gordura
2- Coloque luvas ou sacolas plásticas nas mãos para evitar o contato com os resíduos;
3- Com uma pá ou uma colher de pedreiro, retire todos os resíduos contidos dentro da caixa de gordura. Coloque tudo dentro de sacolas plásticas e feche bem para evitar que o cheiro forte se espalhe;
limpando a caixa de gordura com colher
4- Após limpar a caixa de gordura, vá embaixo da sua pia e retire o Sifão e faça a limpeza dele também. ATENÇÃO: Tenha em mãos um balde e um pano para o caso de escorrer água ou sujeira embaixo da pia.
tirando o sifão da pia da cozinha e banheiro
5- Após fazer os passos acima está tudo pronto. Agora coloque a tampa de novo no lugar e o Sifão e use normalmente a pia.
OBS.: É interessante fazer essa limpeza todo mês e deixar para fazer no dia em que o caminhão da coleta de lixo for passar na sua rua para evitar que o mau cheiro fique por muito tempo na sacola.