Como Limpar uma Caixa de Gordura

Como Limpar uma Caixa de Gordura – Quer saber como limpar uma caixa de gordura, o principal método de manutenção preventiva?

O primeiro passo, é retirar a tampa da caixa de gordura. É preciso habilidade e técnica para que esta retirada seja feita suavemente com a ferramenta mais indicada. A Construsul Desentupidora , por exemplo, possui os equipamentos ideais e pessoal habilitado para proceder da melhor forma, neste sentido.

Logo abaixo da tampa, encontram-se as juntas. Caso a tampa seja retirada de forma abrupta, elas podem se danificar, gerando assim a necessidade de comprar novas juntas substitutivas. Por isso, experiência e jeito farão toda a diferença na execução dos métodos de como limpar uma caixa de gordura.

Assim como no desentupimento, o uso de produtos químicos como auxiliares de como limpar uma caixa de gordura, não é recomendado! Eles podem derreter a gordura que estiver presente na caixa, entupindo assim a tubulação. Como há diferentes tipos de caixa de gordura, produzidas com materiais diferentes, como alvenaria e PVC, por exemplo, a o tempo de limpeza e manutenção de cada uma varia.

O que não varia é a necessidade de pessoas bem treinadas para a execução do trabalho, e equipamentos como:

  • Equipamentos básicos de segurança (EPI);
  • Luvas;
  • Máscara de gás;
  • Galochas (botas de borracha);
  • Baldes e esfregões, que ajudam na remoção de resíduos;
  • Aventais emborrachados;
  • Aspirador de líquidos e bomba de água, entre outros.

Como funciona a caixa de gordura

É claro que a esta altura você deve estar curioso sobre como funciona a caixa de gordura, não é mesmo?

Na verdade, é algo bem simples entender como funciona a caixa de gordura. Como dissemos inicialmente, a função deste dispositivo é atuar como uma barreira, filtrando a gordura, e evitando que ela chegue ao encanamento, atingindo a rede de esgoto ou fossa.

O papel deste recipiente é fundamental também para o meio ambiente. Ao reter a gordura, se impede que ela atinja rios e represas, por exemplo. O sistema da caixa de gordura atua da seguinte forma: no interior do recipiente, temos uma determinada quantidade de água, exatamente a água que servirá de filtro.

O líquido gorduroso e sujo que entrará pelo tubo, cairá nesta água reservada no interior da caixa, saindo então pelo lado oposto, já sem a gordura. Como sabemos, água e óleo não se misturam. Desta forma, a gordura fica retida, boiando no reservatório, e apenas a água sai.

Principais Motivos de entupimento da caixa de gordura

O que leva a caixa de gordura ao entupimento? Os principais motivos são o desleixo, como por exemplo, deixar que restos de alimentos, cascas, e até mesmo óleo, passe pelo ralo da pia, bem como, a falta de limpeza e manutenção do local. Para evitar o entupimento e a necessidade de realizar o serviço de desentupimento da caixa de gordura, é importante se ater desde o modo correto de instalação, até nutrir determinados hábitos como:

  • Instalar a caixa de gordura alinhada de forma rente à pia da cozinha, facilitando assim a execução do desentupimento, caso ocorra, bem como a limpeza de manutenção preventiva;
  • Não efetuar curvas nas tubulações, pois isto contribui para o surgimento de entupimentos;
  • Usar sifão;
  • Nunca jogar óleo de cozinha na pia;
  • Retirar restos de comida dos pratos e talheres, antes de lavá-los;
  • A cada 6 meses, busque ajuda especializada para a realização de manutenções e limpeza.