Como Prevenir o Entupimento de Vasos Sanitários

Um vaso sanitário obstruído é uma das situações mais desagradáveis pela qual podemos passar; além do constrangimento óbvio que isso provoca, muitas vezes é trabalhoso fazê-lo voltar ao normal.

Sendo assim, é sempre interessante estar ciente daquilo que você pode fazer para prevenir que esse problema venha a ocorrer. Pensando nisso, a equipe da Desentupidora Porto Alegre separou abaixo algumas dicas para auxiliá-lo a manter o seu vaso sanitário sempre funcional.


Como Prevenir o Entupimento de Vasos Sanitários – Aprenda a Cuidar de Seu Vaso

Muitas vezes não há o que fazer pra que o encanamento não entupa; ele fica obstruído por “causas naturais”. Contudo, há certas atitudes que podem mitigar os riscos de que isso ocorra, tal qual:

CUIDADO COM O PAPEL: quantidade excessiva de papel é de longe a principal causa de obstrução em vasos sanitários. Isso se dá a medida que a maior parte das pessoas não utiliza esse recurso com moderação; elas jogam grandes tufos de papel no vaso; quando esse papel fica úmido, ele acaba virando uma grande massa que bloqueia a passagem de água por completo;

ATENÇÃO AO QUE VOCÊ JOGA: outro fator importante para impedir a obstrução de vasos é evitar ao máximo jogar objetos diversos, tal qual cotonetes, algodão, fio dental e afins. Isso é importante a medida que esses objetos vão se acumulando nas dobras do encanamento até causar uma obstrução completa.

UTILIZE DESODORANTES SANITÁRIOS LÍQUIDOS: os chamados desodorantes sanitários líquidos são excelentes não apenas para acabar com o cheiro desagradável, mas também ajudar a quebrar moléculas de sujeira que poderiam, por ventura, se prender no encanamento e auxiliar na obstrução.

PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR

Outra boa dica para aqueles que desejam manter o vaso sanitário sempre desentupido é realizar manutenções preventivas no encanamento da edificação.


Como Prevenir o Entupimento de Vasos Sanitários – 5 dicas para evitar o entupimento de vasos sanitários

1. Faça um bom descarte de produtos não reutilizáveis e colabore com as questões ambientais

Se você possui o hábito de descartar papeis higiênicos, absorventes, cigarro, e até mesmo alimentos ou quaisquer outros itens no vaso, saiba que este é um dos maiores motivos para os entupimentos no mundo. Jogue o papel no cesto de lixo, assim como também qualquer outro item que desejar descartar.

2. Prefira desodorante sanitário líquido

Além de eliminar o mau cheiro, o risco de entupir seu vaso sanitário é mínimo. Isto é por que os desodorantes sanitários em pedra podem impedir a descida da água durante o processo de descarga. Algumas pedras também podem partir-se ou então descolar-se do vaso durante a pressão da água, dada de acordo com a descarga de alguns dos vasos sanitários. Prefira sempre a versão líquida.

3. Não jogue cabelo em ralos, pias ou vasos sanitários

O cabelo também pode ser um vilão no processo de entupimento dos canos. Quando em maior quantidade, impedem a circulação do fluxo de água, grudando nos canos de forma pegajosa. Para evitar, use protetores de ralo e descarte os cabelos no lixo comum de seu banheiro.

4. Se você mora em apartamento, verifique sempre os encanamentos

Nem sempre o problema é seu quando algo entope em seu apartamento: os vizinhos do andar acima podem ter culpa. Com o mau hábito, o encanamento é prejudicado, e os vasos sempre entupidos. Por fazerem parte de um longo processo de encanamento, há geralmente mais cuidados com encanamentos para quem prefere morar em prédios. Já quem prefere morar em casas deve apenas ter mais cuidado quanto à higiene e seus descartes necessários.

5. Não descarte preservativos no vaso sanitário

Por mais que não haja outro método de descarte por perto, coloque o preservativo num saco plástico e jogue-o no primeiro lixo comum que encontrar. Isso impede que prejudique o bom funcionamento dos vasos sanitários e colabora, ecologicamente, para que os esgotos não transbordem. Atualmente, o descarte de camisinhas pelo vaso é um dos maiores motivos de entupimento.

É importante ressaltar que não deve ser feito nenhum outro tipo de descarte, além das necessidades fisiológicas. Afinal, esta é a sua principal função, já que todo o sistema é criado e destinado a uma rede de esgotos. O descarte incorreto de outros produtos e objetos pode arruinar a ecologia de onde você vive. Isto inclui também o descarte de fezes e urina de animais.

Para garantir que não passará por problemas relacionados ao entupimento, tenha sempre em sua casa desentupidores comuns. Em alguns casos, pode não passar apenas de um pequeno entupimento passageiro que acontece comumente com as fezes.

Acima de tudo, proteger o meio ambiente está ligado ao destino em que você dá para os materiais sem utilidade. O entupimento de um vaso sanitário é apenas o primeiro problema de alguns outros piores, ecologicamente falando. Cuide-se!

Para tanto, conte com o auxílio da Desentupidora Porto Alegre. Para aqueles que não nos conhecem, somos uma empresa com décadas de experiência no mercado, que é capaz de lhe ajudar não apenas a realizar manutenções preventivas no encanamento de sua edificação, mas também a desentupi-lo caso o problema seja mais grave.