Como Usar Soda Cáustica para Desentupir o Encanamento

Como Usar Soda Cáustica para Desentupir o Encanamento – É comum que desentupimentos sejam feitos em casa utilizando soda cáustica, principalmente quando falamos do ralo da cozinha, que costuma entupir por excesso de gordura nas paredes do cano.

Esse é realmente um dos métodos mais eficientes, mas se não for feito da maneira correta, ele pode piorar a situação, pois uma pequena obstrução pode acabar tornando-se um entupimento completo e dependendo do caso (e por isso não deve-se usar em canos de PVC), a soda cáustica pode corroer o cano e causar vazamentos, embora isso seja raro. Para evitar que isso aconteça, não utilize a soda cáustica repetidamente como método de desentupimento, assim você não desgasta o encanamento.

Sempre que for desentupir a pia utilizando tal método, jogue água quente no encanamento antes, para que o produto não fique grudado nas paredes, daí então realize o processo.

Como utilizar soda cáustica corretamente ao desentupir o encanamento

  • Coloque no cano cerca de 50 a 150gr de produto no cano (isso depende do grau de entupimento, quanto mais grave, mais soda deve ser colocada, mas sem exageros).
  • Após deixar a soda cáustica agir por alguns minutos, jogue uma grande quantidade de água quente (1 a 2L), com cuidado para não espirrar, pois ela se misturará com a soda cáustica no cano.
  • Verifique se o cano desentupiu jogando mais água (sempre quente ou morna!)