Controle de Pombos

Controle de Pombos

Controle de Pombos Porto Alegre – São vetores de cerca de 60 doenças, dentre elas gripes, conjuntivites, toxoplasmose, salmoneloses, psitacoses (doença infecciosa que atinge primeiramente os pulmões e posteiormente baço e fígado), criptococose (doença causada por fungos que se desenvolvem em fezes secas, que infecciona os pulmões), coceiras (provocadas pelos piolhos e ácaros que ficam entre suas penas) e dermatites.

Também podem provocar outros danos com acúmulo de penas e fezes, causando entupimentos de sistemas de drenagem, instalação de ninhos em sistemas de ar condicionado, bloqueio de calhas de telhado e infiltração no forro, alteração de sistemas de comunicação quando existe acúmulo de fezes em torres de transmissão. Em sua urina e fezes há uma grande concentração de esporos de fungos e ácido úrico.

Que corroem monumentos de pedra e bronze, destroem pinturas e rebocos de construções danificam estruturas de concreto e pinturas de automóveis. Além disso, também podem provocar durante o vôo acidentes, porque podem colidir com aeronaves. Essa colisão pode provocar acidentes sérios, pois a força do impacto de uma ave com até 2,5 Kg com um avião em movimento, pode chegar a 5 toneladas, dependendo da velocidade desse avião.

Telefone: 3094-2083 / 99802-4242

Email: construsulportoalegre@hotmail.com

www.desentupidoraportoalegre24horas.com


Controle de Pombos Porto Alegre

Controle de Pombos Porto Alegre

Métodos de Controles de Pombos 

Controle de Pombos Porto Alegre – Os mecanismos de controle consistem em evitar alimentá-los; não deixar frestas entre telhas, pois os Pombos podem entrar por estas frestas e construir suas ninhadas; restringir áreas onde os Pombos pousam e espantar os animais existentes no local. Alimentar os Pombos, além de ser um estímulo para que sua população cresça é um estímulo negativo à natureza do animal.

Pois isso o deixa desestimulado a procurar alimentos na natureza, como sementes e insetos; prejudicando no replantio de plantas e controle de insetos, além de diminuir o tempo de vida dessas aves. Frestas em telhados, principalmente de lugares altos, são portas de entrada para Pombos e outras aves que se adaptaram a viver em ambientes urbanos.

Os Pombos preferem lugares altos para poderem observar o ambiente em que vivem e para obtenção de comida. As colônias produzem uma quantidade muito grande de fezes, as quais servem como ótimos lugares para abrigar bactérias, fungos e alguns vírus. Deve-se restringir os locais onde os Pombos pousam, principalmente em lugares públicos, pois suas fezes transmitem as doenças citadas acima. Estratégias adotadas para evitar o pouso dessas aves são:

• Instalação de armações de hastes pontiagudas que cubram a maior parte de uma superfície plana, que poderia ser
utilizada para o pouso;

• Mudança do ângulo de inclinação da superfície de pouso;

• Instalação de fios de nylon ou arame ao longo da superfície de pouso;

• Instalação de espiral ao longo da superfície de pouso;

• Instalação de dispositivos giratórios;

• Pendurar materiais brilhantes como CDs e fitas de saco plástico em possíveis locais a serem freqüentados pelos
Pombos;

• Aplicação de substâncias pegajosas (gel repelente) em camada fina para que o Pombos evite o local.

Se já existem Pombos no local, deve-se primeiro limpar o local, retirando toda a comida ou material orgânico existente para que os Pombos sejam obrigados a procurar alimentos em outro lugar, preferencialmente na natureza; depois pode-se utilizar espantalhos ou manequins, objetos brilhantes e coloridos, objetos dotados de movimento como bandeirolas, móbiles de CDs,

Balões infláveis e fitas coloridas que assustam as aves e as afastam do local por algum tempo. Pode-se utilizar também repelentes químicos como géis na superfície onde Pombos freqüentam, já que isso causa um desconforto nas aves. O uso de produtos com odores fortes como creolina, naftalina ou formalina também afastam as aves enquanto seu odor permanecer no local.


Controle de Pombos Porto Alegre

Controle de Pombos Porto Alegre – Biologia

Controle de Pombos Porto Alegre

As pombas domésticas (Columba livia) são originárias do continente Europeu, e foram introduzidos na América do Sul por volta do século XVII. Desde então se fazem presentes em grande número no ambiente urbano, graças à sua grande facilidade de adaptação e reprodução. Apesar de simbolizarem a Paz, as pombas são consideradas pragas urbanas devido a sua característica obnóxia.

Justamente pelo fato de serem hospedeiros de diversos organismos que causam prejuízos à nossa saúde. Além disso, as pombas causam danos materiais decorrentes da deposição de suas fezes nos mais diversos tipos de construções, em materiais industrializados, em depósitos de maquinarias. Os Pombos adaptaram prontamente a este tipo de ambiente por três razões básicas para sua sobrevivência.

Oferta abundante de abrigo :

A arquitetura urbana de edifícios, monumentos e obras de engenharia apresentam grande quantidade de frestas, beirais e saliências que simulam perfeitamente o habitat natural destas aves em desfiladeiros e penhascos.

Ausência de predadores :

A ausência ou o pequeno número de aves de rapina (os principais predadores dos Pombos) em área urbana impede o controle natural destas populações possibilitando, ainda, uma maior sobrevivência de animais fracos e doentes que se tornam reservatórios e disseminadores de doenças.

Grande quantidade de fontes de alimentação disponíveis :

A grande disponibilidade de alimento, seja devido ao lixo e restos de alimento acumulados, seja pela alimentação fornecida pelo homem (através de grãos, farelos, entre outros) contribui para a alta reprodução e também para a manutenção de animais mais fracos e doentes que serial eliminados naturalmente, caso as fontes de alimentação fossem menores como no ambiente selvagem.

Dentre as doenças transmissíveis, existe a Toxoplasmose, que pode causar cegueira, aborto até a morte, além da Histoplasmose, Erisipela, Salmonelose, Candidíase e Aspergilose. Estas doenças são transmitidas ao homem principalmente por vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas em caixas armazenadas, no chão, em beirais, em máquinas, ou em qualquer outro local defecado. Outra forma de contaminação é através dos piolhos dos Pombos.

Principais doenças transmitidas pelos Pombos:

• CRIPTOCOCOSE – inflamação no cérebro e meninges, ocasionada por fungos
• HISTOPLASMOSE – infecção pulmonar causada por fungos
• ALERGIA – desencadeada por penas que contém, piolhos, ácaros e pulgas
• TOXOPLASMOSE – infecção celular que ataca múltiplos órgãos, ocasionada por protozoários, que também é transmitida pelos gatos
• ORNITOSE – infecção pulmonar
• SALMONELA – infecção intestinal, ocasionada por bactérias ( alimentos contaminados )
• PSITACOSE – causa dor de cabeça, febre alta, calafrios, ocasionadas por vírus
• COCCIDIOSE, CANDIDÍASE, ENCEFALITE, PSEUDOTUBERCULOSE, TUBERCULOSE AVÍCOLA e mais 26 doenças registradas.

Outros Problemas

• Suas fezes ácidas corroem metal, descolorem pedra, apodrecem madeira, danificam superfícies pintadas.
• Suas penas entopem calhas, ralos.
• Em grupo provocam muito barulho.

Caracteristicas

• Vivem até 15 anos
• Com 7 meses já se reproduzem
• Produzem 5 ninhadas por ano
• Cada ninhada gera 2 filhotes


Controle de Pombos Porto Alegre – Dedetizadora

Controle de Pombos Porto Alegre

Os técnicos farão uma inspeção bastante detalhada identificando as áreas e as espécies infestantes. Depois de realizada a inspeção o técnico verifica se o ambiente está adequado para a realização do serviço.

• Como os Pombos não podem ser mortos, o controle é de apenas repelência, isto é, deve-se afastar e não matar.
• Essa repelência pode ser feita por métodos físicos ou químicos.
• Os métodos químicos visa em aplicar um gel repelente, esse gel é tóxico para os Pombos.
• Os métodos físicos visa em colocar barreiras físicas, impedindo o pouso da ave.

IBAMA – Segundo a Lei 9605 de 12/02/98 ( artigo 29º – parágrafo 30º ), os Pombos são considerados domésticos ou já domesticados, levando assim qualquer ação de controle que provoque a morte, danos físicos, maus tratos e apreensão, passível de pena reclusiva inafiançável de até 5 anos.


Controle de Pombos Porto Alegre – Cuidados

Controle de Pombos Porto Alegre

• O gel vai ser aplicado onde possivelmente o Pombos está pousando.
• O gel não vai matar o Pombos e sim repelir .
• O Pombos irá pousar normalmente, ao perceber que seus pés estão com o gel, o Pombos irá voar e imitir um sinal de alerta para os outros.
• Será necessário limpar a área a ser tratada.
• Não tem odor.
• Não alimente e nem dê abrigo ao Pombos pois este pode transmitir algum tipo de doença.
• Evitar que crianças e animais domésticos entrem em contato com o gel.
• Eventualmente, poderá ficar envolvido com o gel um pássaro de menor porte ou um filhote de Pombos, se isso acontecer é só limpar o pássaro com óleo mineral.
• O Pombos é considerado praga quando coloca em risco a saúde das pessoas.
• Barreiras físicas são objetos ou telas que dificultam o pouso ou a entrada de Pombos.( espiculas, telas, fechamento de vãos, etc…).


Controle de Pombos Porto Alegre – Prevenção

Controle de Pombos Porto Alegre

• Suspensão de toda fonte de alimento, voluntário ou involuntariamente fornecido aos Pombos, o que inclui promover a educação sanitária dos freqüentadores do local e destinar adequadamente os resíduos de alimentos e, principalmente, coibir a ação dos provedores de alimentos para os Pombos;

• Dissuasão do pouso em superfícies que possam ser usadas como poleiros (parapeitos, beirais das fachadas, externas ou internas, em edifícios, vigas e caibros de telhados); Vedação dos acessos a forros, desvãos, varandas, áreas de serviço, utilizados para edificação e como abrigo, diurno ou noturno, por meio de tapumes, telas ou redes;

• Uso de repelentes auditivos, tais como explosões de fogos de arifício, chocalhar de latas de alumínio, instrumentos que emitam sons alarmantes, aparelhos de utra-sons, ou vozes dos predadores de Pombos;

• Limpeza e desinfecção das áreas freqüentadas pelos Pombos, inclusive dos locais de pouso e nidificação. Destaca-se que o encarregado por essas ações deve usar máscara protetora e umedecer previamente os dejetos ressequidos antes de raspá-los.


Dedetizadora Porto Alegre

Construsul Controle de Pombos Porto Alegre 

Controle de Pombos Porto Alegre 

Serviços de Dedetização:

Dedetizadora Porto Alegre 24 HorasDedetizadora Porto Alegre Zona NorteDedetizadora Porto Alegre Zona SulDedetização Porto AlegreDesratizadora Porto AlegreDescupinizadora Porto AlegreDedetizadora de TraçasDedetizadora de RatosDedetizadora de PulgasDedetizadora de FormigasDedetizadora de CupinsDedetizadora de CarrapatosDedetizadora de BaratasControle de MorcegosControle de Pombos

www.desentupidoraportoalegre24horas.comwww.construsuldesentupidora.com.br