Desentupimento Caseiro Conheça as Melhores Técnicas

Óleo de cozinha e lixo descartado no vaso sanitário, são algumas causas que podem oferecer inúmeros problemas para o esgoto de residências, e ainda contaminar a rede pública. Caso o entupimento não seja tão grave a ponto de necessitar uma desentupidora, é possível que medidas caseiras desobstruam os canos e liberem o esgoto por completo.

Confira neste artigo, como fazer Desentupimento Caseiro e Conheça as melhores técnicas usadas para limpeza do esgoto residencial.

Os maiores causadores de entupimentos 

O sistema de esgoto brasileiro não permite que lixo seja descartado nas tubulações como é comum em muitos outros países, por isso por aqui os cuidados tem que ser ainda maiores para evitar contratempos.

Quando não entendemos os limites da rede de esgoto é que começam os problemas. Papel higiênico descartado no vaso sanitário e absorventes, além de outros itens como restos de sabonetes, podem com o tempo, obstruir a passagem da água e comprometer todo o encanamento.

Na cozinha, é comum que restos de alimentos sejam descartados pelo ralo e óleo de cozinha usado também, gerando não só problemas de entupimentos, mas contaminando a água do esgoto e trazendo problemas a longo prazo para o meio ambiente.

O recomendável é que o lixo de banheiro seja descartado sempre no lixo comum, enquanto o lixo da cozinha no lixo orgânico. O óleo de cozinha deverá sempre ter seu descarte feito em garrafas plásticas e levado até estações de tratamento ou postos de coleta que darão o correto destino.

Nos casos de não haver postos de coleta, a solução é instalar uma Caixa de Gordura, que retém o óleo usado e não permite que ele seja descartado com a água, evitando não só a contaminação, como que outros restos de alimentos também sejam descartados de maneira errada.

Os entupimentos geralmente dão sinais que algo não está normal, e para evitar que aconteça, o ideal é mudar os hábitos para garantir tubulações mais limpas por mais tempo.

Sinais de Entupimento

Os maiores sinais de que existe um entupimento no esgoto é visível nos banheiros. Por exemplo ao dar descarga, é normal que a água escoe rapidamente e volte a seu nível normal, porém no caso de entupimentos, ela tende a aumentar seu volume no vaso, além de a cada descarga, seu escoamento é limitado e as vezes o nível da água sobe rapidamente.

No ralo da cozinha e em outros ralos como lavanderia e quintal, os sinais de entupimento são visíveis quando a água demora ou não escoa, isso quando não começa a voltar a água do esgoto e que pode ter um odor fétido e toda sujeira voltar junto com a água.

Em casos graves de obstrução do encanamento de esgoto, a solução é solicitar um Desentupidora Porto Alegre que resolva o problema, mas entupimentos superficiais ou com pequenas obstruções, podem ser resolvidos com técnicas caseiras e sem a necessidade de um serviço especializado.


As melhores técnicas de desentupimento caseiro

Entupimentos superficiais ou parciais são fáceis e geralmente rápidos de serem resolvidos, pois a obstrução não é total e com o uso de alguns produtos ou materiais, é possível tirar toda sujeira e garantir o escoamento da água normalmente.

Caso o escoamento da água seja constante, mesmo que lento, ainda existe solução sem a necessidade de solicitar um Desentupidora Porto Alegre. Muitos produtos e ferramentas usadas são encontrados facilmente em qualquer residência e podem resolver o problema de entupimento sem grandes transtornos.

Mangueira

Desentupidora no bairro costumam usar equipamentos como hidrojateamento para desobstruir o caminho, usando água e alta pressão. No caso de um entupimento parcial ou superficial, o uso de uma mangueira com boa pressão, pode funcionar como um equipamento mais sofisticado de desentupidoras.

É necessário que a mangueira tenha no mínimo 20 metros, (no caso de residências, em condomínios a mangueira precisa ser mais longa) e ter uma pressão forte para que no contato com os detritos no encanamento, tenha força suficiente para retirar o lixo das paredes das tubulações e a sujeira ser descartada.

Produtos de cozinha

Vinagre, Bicarbonato de sódio e sal são itens que toda cozinha possui e podem ser ótimos para corroer sujeira de canos e limpá-los, garantindo o desentupimento. Uma solução indicada até por desentupidoras para os casos de entupimentos superficiais é a adição de bicarbonato, sal e vinagre, mais água quente nas tubulações. A receita é:

  • 4 xícaras de água quente;
  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de vinagre;
  • 1 colher de sal.

Modo de uso:

Coloque no ralo 1 xícara de bicarbonato, 2 xícaras de água quente e todo o vinagre e sal. Feche o ralo e deixe que o calor da água mais a ação química do bicarbonato com o vinagre e sal corroam a gordura e sujeira no encanamento e deixe assim por até 10 minutos.

Depois é só retirar o tampo que fecha o ralo e jogar água fria para observar se houve o desentupimento. Caso ainda haja alguma obstrução, repita os processos. Dica: Evite ferver a água, pois água muito quente pode corroer e comprometer a tubulação por conta do calor.

Desentupidor 

O desentupidor pode ajudar muito a mover lixo obstruindo o caminho da água, mas seu uso é restrito para pequenos entupimentos. Para ter sucesso no seu uso, pressione o desentupidor contra a saída do esgoto do vaso sanitário e deixe que ele faça a sucção, de forma a força da pressão retirar o lixo acumulado.

Caso nenhumas das técnicas caseiras listadas, tenham sido suficientes para limpar e desentupir o esgoto residencial, solicite rapidamente um Desentupidora Porto Alegre que possui serviço 24 horas, além de profissionais experientes e capacitados, com equipamentos de qualidade e eficientes para limpeza e desentupimento de esgoto.