Desentupimento Com Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar

Soda Cáustica – Ao primeiro sinal de entupimento, é comum ver muitas pessoas usando todo tipo de produto para fazer a desobstrução. Na ânsia de resolver o problema e não ter que pagar mais caro com serviços de uma desentupidora, vale tudo para se livrar do entupimento, porém muitas vezes colocando em risco a vida e saúde da própria família.

É o caso de utilizar produtos químicos como o Hidróxido de sódio, mais conhecido como Soda Cáustica. Popular, é um produto eficaz em alguns casos, porém seus perigos são tão grandes que é melhor evita-lo.

Desentupimento Com Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Soda Cáustica

De fórmula molecular NaOH, o Hidróxido de sódio é um poderoso produto químico altamente corrosivo, muito utilizado na fabricação de papel, biodiesel e até alimentos. Sendo a base de todos esses itens citados, possui reação diferenciada dependendo da utilização.

No caso do seu uso para desentupimento, a Soda Cáustica é um produto muito conhecido e com uso antigo, tanto que existem no mercado o produto granulado e líquido para facilitar a utilização. 

Apesar de ser um produto com uso difundido, a Soda Cáustica é perigosa e não pode ser manipulada de qualquer maneira, porém existem alguns mitos importantes de serem respondidos, para colocar fim a muito receio em seu uso e saber as verdades a respeito desse produto, sabendo como e quando usar de forma segura.


Desentupimento Com Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – A Soda Cáustica é Eficiente em Desentupimentos?

Sim, alguns tipos de entupimentos são solucionados com o auxílio desse produto. Geralmente entupimentos mais superficiais e localizados, podem ser facilmente desobstruídos com o uso da Soda Cáustica.

Quanto mais obstruído estiver as tubulações de esgoto, menos a Soda Cáustica poderá ajudar. Quando maior o problema, a dica é sempre buscar uma desentupidora que possui equipamentos e profissionais para resolver o entupimento.


Desentupimento Com Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Soda Cáustica pode ser Usada para Qualquer Uso?

Não, a Soda Cáustica precisa ser usada com cautela. Por ser altamente corrosiva, ela pode causar problemas de saúde e até a morte dependendo da forma como é utilizada.

Geralmente é usada em desentupimentos residenciais e algumas pessoas a utilizam também para limpeza de pedras, porém não é recomendado esse uso, sendo melhor a utilização de produtos próprios para esse fim como o ácido inorgânico, usado até na limpeza de piscinas de alvenaria.

Outro uso comum da Soda Cáustica é na fabricação de sabão caseiro. As pessoas que utilizam o produto devem seguir normas de segurança com equipamentos que garantam sua integridade física e evitar de manipular o produto por longos períodos de tempo.


Desentupimento Com Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Quais os Perigos da Soda Cáustica?

Sempre ao entrar em contato com o produto deverá se proteger usando luva e óculos de proteção.

Este produto em contato com a pele causa queimadura e lesões graves, caso aconteça lave o local com bastante água corrente e em caso de irritação procure um posto médico mais próximo.

O grande perigo da Soda Cáustica é seu poder corrosivo que pode causar desde pequenas irritações na pele e mucosas, até queimaduras e no caso de ingestão acidental a morte.


Desentupimento Com Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Soda Cáustica deve Sempre ser Usada para Desentupir Esgoto?

Não. A Soda Cáustica é só eficiente nos casos de desentupimento superficial e localizado e não os entupimentos graves, com obstrução total. Na verdade, a Soda pode até ser prejudicial, aumentando o problema.

Quando em contato com a gordura por exemplo, a Soda pode facilitar o endurecimento dessas placas de gordura e consequentemente causar ainda mais obstrução do encanamento.

Além disso, a Soda Cáustica pode corroer os canos, principalmente se o seu uso for regular, furando as tubulações e causando vazamento de esgoto e infiltrações no piso. Um uso comum é utilizá-la com água quente, algo que pode causar não só comprometimentos nas tubulações de forma rápida e permanente, além de causar uma reação química perigosa a vida. 

Como deve ser o procedimento para o uso da Soda Cáustica?

A utilização da Soda Cáustica, quando necessário, deve ser feita com o máximo de cuidado, usando luvas para evitar queimaduras nas mãos, óculos de proteção para evitar qualquer respingo do produto nos olhos e máscara para diminuir a inalação.

Existem produtos similares a Soda Cáustica, mas seguros para desentupimentos superficiais? 

Infelizmente no mercado, não existe ainda um produto similar a Soda Cáustica que consiga desobstruir esgoto entupido, porém existem outras maneiras caseiras de resolver o problema, quando este é algo ainda simples de resolver.

Por exemplo, usando um desentupidor comum de vaso sanitário, é possível movimentar a sujeira através da sucção e soltá-la do lugar, eliminando o entupimento. Outra forma é com o uso de uma mangueira bem comprida e com boa pressão, que pode fazer com que a desobstrução seja eliminada. 

Usar um arame bem firme e com uma curvatura na ponta, pode ajudar a tirar a sujeira do caminho das tubulações, e nesse caso é ideal para desentupimento de ralos externos, internos e de pias. 

Quais os outros problemas que a Soda Cáustica causa?

A Soda Cáustica pode, além de comprometer a saúde e até levar a morte, também contaminar a água e dificultar seu tratamento, causando um sério desiquilíbrio ambiental. 


Desentupimento Com Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Porque Usar Soda para Desentupimento?

A soda cáustica tem sido muito usada para a desobstrução de canos, vasos sanitários, ralos, caixas de gorduras e rede de esgotos.

Em alguns casos a mesma acaba fazendo a desobstrução já que por ser tratar de um produto corrosivo acaba dissolvendo a causa da obstrução.

Porque não devo usar soda em meu encanamento?

Este produto ao entrar em contato com esgoto que contenha gordura acaba gerando uma reação química, onde é criado um produto de aparência branca, e regida dentro do encanamento.

Com isso acaba piorando a obstrução do encanamento, essa reação é a mesma de quando é feita o sabão na indústria.

Soda Caustica Liquida Como Usar?

A soda cáustica líquida já vem pronto para uso, não sendo necessário a mistura com água para o seu uso no desentupimento.

Soda Cáustica Escamas Como Usar?

A soda cáustica escamas (granulada) pode ser misturada com água quente ou fria, ou pode ser jogada diretamente no local com entupimento onde já contenha água.

Corrói cabelo?

É muito comum o uso deste produto para desobstrução de ralos de banheiros, mas que as pessoas não sabem é que se obstrução for causada por cabelo dentro da tubulação, a soda cáustica não irá destruir este tipo de material.

Água quente ou fria para misturar?

Indiferente da água estar quente ou fria o poder de corrosivo da soda cáustica é o mesmo, então faça o uso da forma que achar mais eficiente.


Dúvidas Mais Comuns

Veja a baixo as dúvidas mais comuns sobre o produto.

Corrói Pano?

A soda cáustica correi pano, não é um processo muito rápido, geralmente o produto atingido por este produto acaba ficando fraco e rasgando com maior facilidade.

Derrete Cano Plastico PVC?

É muito comum o comentário dizendo que a soda cáustica vai derreter o encanamento plástico de esgoto, isso não passa de um mito pois este produto não tem capacidade de corroer o tubo de esgoto de pvc.


Como Usar Para o Desentupimento?

Primeiramente coloque uma luva antes de manusear o produto já que é totalmente corrosivo podendo fazer lesões graves quando entra em contato com a pele.

Desentupimento Pia Cozinha.

Primeiramente tire o máximo possível de água de dentro da pia, pois queremos que fique somente água dentro do ralo da pia cozinha.

Jogue a soda cáustica dentro da pia o mais concentrado possível no ralo de saída, em poucos minutos observara que a gordura começa a subir em direção a cuba.

Após 10 minutos encha a pia de água e observe para ver se o desentupimento foi resolvido, caso ainda persista o entupimento use um desentupidor de borracha para término da desobstrução.

Desentupimento Vaso Sanitário.

Para vaso sanitário indicamos soda líquida, jogue o produto diretamente no vaso obstruído, de preferência 500 ml de soda líquida, aguarde cerca de 10 minutos.

Observe se o vaso sanitário baixou o nível de água, e de descarga bem devagar para confirmar a desobstrução.

Lembrando que caso o motivo de entupimento seja queda de produto este procedimento não funcionará, sendo indicado a retirada do vaso para a desobstrução.

Desentupimento Ralo Banheiro.

Jogue a soda diretamente no ralo do banheiro, aguarde cerca de 10 minutos e observe se o entupimento ainda persiste.

Caso ainda haja o entupimento, pegue um desentupidor grande para ralo e faça movimento sobe e desce, para finalização do desentupimento.

Em casos de entupimento de ralo de banheiro é muito comum que o problema seja causado por cabelo dentro do encanamento, e a soda cáustica não dissolve este material.

Sugerimos que coloque uma luva e com a mão verifique a saída do ralo se certificar que o problema não esteja dentro do ralo.

Desentupimento Cano Esgoto.

Em caso de entupimento de rede de esgoto, jogue o produto no encanamento entupido e aguarde cerca de 30 minutos e verifique se ainda existe o entupimento

Caso ainda esteja entupido faça mais uma nova aplicação do produto e aguarde cerca de mais 30 minutos.

Geralmente entupimento em esgoto é causado por acúmulo de sujeira, e muitas vezes o entupimento está localizada dentro da caixa de esgoto, nesses casos o ideal é fazer a desobstrução contratando uma empresa de desentupimento.


Onde Encontrar?

A soda escamas é muito comum ser encontrada em grandes redes de varejo, supermercados.

A soda líquida já não é tão fácil encontrar já que a sua venda é restrita a indústria química, mas é muito comum ser encontrada em casas especializadas em produtos de limpeza.

Desentupidoras advertem a não usar Soda Cáustica para fazer desentupimentos

Ao evitar acionar uma desentupidora por conta de custos, é possível que você esteja colocando a sua saúde e de sua família em risco ao usar Soda Cáustica, além de causar um problema ainda maior nas tubulações.

As desentupidoras advertem a seguir hábitos de higiene e cuidado que não comprometam as tubulações de esgoto, e uma dessas dicas é evitar descartar no vaso sanitário e qualquer ralo residencial o lixo residual dos ambientes. 

Resto de sabonetes, fios de cabelo e fio dental, absorventes e papel higiênico, são alguns dos maiores causadores de entupimentos, então o descarte correto evita esse problema. 

Outra dica das desentupidoras é não deixar que o entupimento se torne algo grave. Ao menor sinal de entupimento, faça a limpeza básica e observe, evitando o uso de Soda e qualquer outro produto químico e fazendo uso de alguma das dicas de desentupimento citados. 

Caso o problema não resolva, é hora de chamar uma desentupidora que saberá como solucionar a situação e o melhor, com preço acessível e garantia.