Desentupimento de cano de água com incrustação de calcário

A utilização da água dura, que se caracteriza por conter elevada quantidade de sais, pode trazer diversos problemas tanto para a saúde da população quanto para o seu encanamento. Mas esta é uma situação que pode ser resolvida de uma forma muito simples, desde que seja detectada e realizado o desentupimento. As incrustações aparecem na maioria dos casos quando o liquido duro corre através de canos, tubulações, equipamentos e máquinas onde mantém contato com a superfície.

Dentre os problemas que podem afetar um sistema de abastecimento de água ou um sistema de distribuição, podemos citar a incrustação que vai se acumulando nas tubulações sem ser notada, gerando ineficiência econômica. São classificadas como duras as águas que contém elevada concentração de íons minerais de cálcio e magnésio dissolvidos. Os canos têm tendência a acumular calcário, principalmente quando se usa água quente com frequência e em zonas onde a água é dura.

Entenda melhor

Os íons são provenientes de depósitos subterrâneos, como calcário ou dolomita que agregam à composição da água uma quantidade excessiva de cálcio e magnésio, na forma de bicarbonatos, nitratos, cloretos e sulfatos. Antes de se saber como realizar o desentupimento é importante saber identificar uma situação de um cano entupido por calcário. Um sinal alarmante de que é necessário o desentupimento dos canos é a redução caudal das torneiras, isto é, quando a quantidade de água que sai através delas diminui.

Desentupimento de cano com incrustação

A primeira tentativa de desentupimento de cano com incrustação é bem simples. O primeiro passo é identificar o cano entupido com calcário e se assegurar que tem uma proteção pessoal adequada. Em seguida, coloque 120 ml de bicarbonato de sódio no local seguida da mesma quantidade de vinagre. Afaste-se do local e deixe a mistura atuar por 30 minutos. Ao final, coloque 4 litros de água quente. Assim, assegura a eficácia da mistura e a sua posterior remoção.

Desentupimento especializado

O melhor a fazer é chamar uma empresa especializada. A Desentupidora está há mais de 38 anos realizando desentupimento em Porto Alegre e todo o Rio Grande do Sul. Contamos com profissionais capacitados e atendimento diferenciado. Entre em contato com nossa central de atendimento que mandaremos uma equipe imediatamente para realizar um orçamento gratuito. Estamos de plantão 24 horas e sete dias por semana, inclusive feriados.