Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar

Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar

Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – É claro que o entupimento de esgoto e tubulação é um problema recorrente, seja em residências ou até para empreendimentos do tipo estação de tratamento de água.

Isso porque existem muitas tubulações que acabam recebendo uma quantidade significativa de óleo e gordura. Com isso, elas ficam propensas a entupir por causa do acúmulo desses materiais dentro do cano. Na tentativa de fugir desses problemas, que estão cada vez mais recorrentes.

 

Vídeo – Como Desentupir Vaso Sanitário Facilmente

 

É comum encontrar em pesquisas o uso de soda cáustica para desentupimento, a verdade é que essa dica é passada de pai para filho e de gerações. Tanto que atualmente é considerada uma técnica caseira para acabar com os entupimentos.

Mas, apesar de parecer uma ideia eficiente e prática, é preciso ficar atento quanto a indicação de especialistas sobre essa prática. A realidade é que essa prática não seja utilizada para esse tipo de reparo. Os riscos de utilizar soda cáustica são consideráveis.

É claro que esse produto pode prejudicar a saúde de quem está manuseando-a. Mas vai muito além disso. Ou seja, a soda cáustica pode prejudicar a própria tubulação de diferentes maneiras sendo, algumas delas, irreversíveis.

Grupos especializados, na realidade, não aconselham o uso dessa substância para desentupimentos, apesar de ser difícil combater uma tradição que vem de muito tempo. Pensando nisso, realizamos um artigo para expor quais os riscos de utilizar esse tipo de corrosivo ao desentupir canos.

A Desentupidora Porto Alegre de Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar atende toda região de Porto Alegre 24 horas. Faça seu chamado e resolveremos seu problema com entupimentos.


A soda cáustica realmente funciona para desentupir?

Você já deve ter ouvido muito sobre isso, seja na sua casa ou na sua empresa de lona de caminhão, certo? É verdade que a soda cáustica pode ser bem útil na hora de desentupir canos, podendo ser utilizado nos mais variados tipos de entupimentos.

A realidade é que ela funciona de uma forma bem simples, uma vez que é um produto corrosivo, ela acaba por dissolver totalmente o dejeto que está obstruindo o cano.

Apesar de ser bem avaliada quando o assunto é desentupimento, antes de usá-la é preciso saber de algumas questões. Primeiro é que ele funciona somente com produtos totalmente orgânicos. Ou seja, se no local há a presença de outro elemento, seu problema não será solucionado.

Além disso, é preciso considerar os perigos do uso da soda cáustica para realizar o desentupimento de certos ambientes.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Conheça os Riscos 

Vamos direto ao ponto: o primeiro risco que você pode correr ao utilizar esse produto tem a ver com sua própria saúde. Sim, muitas pessoas acabam esquecendo, porém, a soda cáustica é uma solução química corrosiva poderosa.

O contato com a pele é o suficiente para causar queimaduras químicas graves. Normalmente, as pessoas acabam misturando a água quente com a soda cáustica. Parece interessante a combinação, não é mesmo?

Porém, é preciso ter cuidado com a reação entre esses dois elementos, pois é bastante forte, o que causa um forte aborbulhamento da soda. Em um rápido descuido é possível que a pessoa se queime com o produto.

E não se engane, viu?

Manusear soda cáustica é sempre uma tarefa complicada. A coisa é tão grave que para utilizá-la é preciso utilizar equipamento de proteção. Dentre os equipamentos, destacam-se: máscara, óculos, luvas e botas de borracha.

O vapor liberado pela soda cáustica é nocivo para a saúde e deve evitar ser respirado. Tenha sempre em mente que o manuseio feito de forma incorreta praticamente coloca sua vida em risco e pode trazer consequências irreversíveis.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Não Utilize para Desentupir Canos

A dica mais aplicada, comprovada por especialistas, é não utilizar a soda cáustica para desentupir, principalmente canos. A ideia é que seja evitado vários riscos e uma série de problemas para a tubulação que podem acabar saindo bem mais caro do que o contrato com uma empresa profissional de desentupimento.

Quando a soda entra em contato com a gordura e água, ela se solidifica dentro do cano, entupindo ainda mais o encanamento. Muitas pessoas tentam fazer o uso da soda e além de não desentupir, piora o problema.

É comum atendermos chamados para desentupir canos, pias, vasos em que foram utilizados a soda cáustica. Esse é um entupimento que dá um certo trabalho e geralmente precisam ser resolvidos por empresas profissionais.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Usei soda cáustica para desentupir e agora estou com vazamento

A soda pode ferver dentro do cano. Devido a reação com a água, ela aquece e isso pode causar o amolecimento do cano PVC, podendo originar quebras, vazamentos e rachaduras. Vamos combinar que não existe coisa mais agradável e confortável do que prevenir os problemas, não é mesmo?

Então, use apenas água quente. É muito simples: uma vez por semana, esquente 1 litro de água e despeje nos canos, principalmente da cozinha. Feito isso, jogue 1 litro, agora de água fria.

Esse procedimento possibilita que a água quente derreta as sujeiras, enquanto a fria empurra a gordura para fora do encanamento. Fazendo isso uma vez por semana, as chances de entupimento diminuem consideravelmente

A vida das suas tubulações são restauradas. Legal, não é mesmo? Mas você deve estar pensando: e em ambientes industriais e empreendimentos? Como devo proceder? Simples, da mesma forma.

Não importa muito se você fará isso na sua casa ou na empresa de envelope awb, por exemplo. Isso porque você ainda pode realizar, em maiores proporções, essa técnica sem que coloque sua vida em risco e comprometa as tubulações do seu empreendimento.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Perigos ao Usar para Desentupimento

O entupimento de esgoto e tubulação é um problema bastante comum em qualquer residência ou comércio. Tubulações que recebem bastante quantidade de óleo e gordura estão propensas a entupir por causa do acúmulo desses materiais dentro do cano.

Ao pesquisar por soluções para esse problema, há sempre a recomendação de usar a soda cáustica para desentupimento. Aliás, essa é uma solução que é passada de geração em geração, já que é uma técnica comum para acabar com entupimentos.

Porém, cada vez mais especialistas, incluindo nós da Desentupidora Porto Alegre de Desentupimento de Soda Caustica e Diabo Verde, não recomendamos o uso da soda cáustica para esse tipo de reparo. Existem vários riscos de se utilizar a soda cáustica em entupimentos.

Muito além de ser perigosa para a saúde de quem está manuseando a solução, a soda cáustica também pode prejudicar a própria tubulação de diferentes maneiras.

A Desentupidora Porto Alegre de Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar não aconselha o uso dessa substância para desentupimentos. Porém, entendemos a tradição que esse produto tem no mercado. Ainda assim, vamos expor nossas considerações sobre este assunto.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – A Soda Funciona para Desentupimentos?

A soda cáustica pode realmente funcionar para diferentes tipos de entupimento. Ela funciona de forma bem simples. Por ser um produto altamente corrosivo, ela acaba dissolvendo o motivo da obstrução. Porém, muita coisa precisa ser considerada nessa questão.

Primeiro é que a soda só funciona em produtos completamente orgânicos. Qualquer obstrução física com outro material não vai trazer a solução do problema. Também é preciso considerar os perigos do uso soda cáustica para realizar o desentupimento de certos ambientes.

O primeiro risco está diretamente ligado com os perigos à saúde. Muita gente esquece, mas a soda cáustica é uma solução química corrosiva poderosa. O contato com a pele é o suficiente para causar queimaduras químicas graves. Muitas pessoas utilizam a soda cáustica junto da água quente.

Porém, a reação entre esses dois elementos é bastante forte, o que causa um forte borbulhamento da soda. Em um rápido descuido é possível que a pessoa se queime com o produto. Mexer com soda cáustica é uma tarefa que exige uma série de equipamentos de proteção.

Principalmente máscara, óculos, luvas e botas de borracha. O vapor liberado pela soda cáustica é nocivo para a saúde e deve evitar ser respirado. O manuseio incorreto sem os equipamentos necessários apresenta um grande risco para a saúde.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Perigos para a Tubulação

Não são apenas as pessoas que estão em risco ao utilizar a soda cáustica, os canos e o encanamento também sofrem com esse problema! Como falamos, a soda é um material corrosivo. Enquanto ela não tem força o suficiente para corroer os canos, ela consegue amolecer o material e danificar toda a estrutura.

Pode ser que você consiga sim desentupir o cano, porém, pode acabar amolecendo o PVC e prejudicando toda a estrutura. Quando esse produto entra em contato com a água, sofre uma reação que o esquenta a mais de 100ºC. Essa temperatura amolece o material dos canos de PVC.

Isso pode causar quebras, vazamentos e rachaduras. Problemas bem mais complicados de serem resolvidos do que um entupimento. Temos também um outro ponto muito discutido por várias pessoas sobre o entupimento causado pela própria soda cáustica.

A soda, quando em contato com óleo/gordura e água, pode acabar solidificando dentro do cano, quase que virando um sabão. Esse é um tipo de entupimento que tende a dar bastante trabalho, já que é difícil de ser removido.

A soda acaba empedrando junto com os outros materiais dentro da tubulação, diminuindo consideravelmente a vazão de água. Geralmente, os entupimentos causados por soda cáustica precisam ser resolvidos por empresas profissionais. Não é incomum as pessoas jogarem ainda mais soda para resolver esse problema, duplicando o prejuízo.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar –  Não utilize Para Desentupir Canos

A dica que a Desentupidora Porto Alegre de Desentupimento de Soda Caustica e Diabo Verde oferece para seus clientes é não utilizar a soda cáustica para desentupir canos! Isso pode evitar vários riscos e uma série de problemas para a tubulação.

Que podem acabar saindo bem mais caro do que o contrato com uma empresa profissional de desentupimento. Para evitar problemas com o entupimento, nada melhor do que prevenir, não é mesmo? Por isso, uma boa dica é usar água quente!

Uma vez por semana, esquente 1 litro de água e despeje pelo encanamento da cozinha. Depois jogue mais 1 litro de água fria. Nesse procedimento a água quente derrete a gordura e a água fria a empurra para dentro da tubulação e para fora do encanamento.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Como Usar para Desentupir o Encanamento

É comum que desentupimentos sejam feitos em casa utilizando soda cáustica, principalmente quando falamos do ralo da cozinha, que costuma entupir por excesso de gordura nas paredes do cano. Esse é realmente um dos métodos mais eficientes, mas se não for feito da maneira correta, ele pode piorar a situação.

Pois uma pequena obstrução pode acabar tornando-se um entupimento completo e dependendo do caso (e por isso não deve-se usar em canos de PVC), a soda cáustica pode corroer o cano e causar vazamentos, embora isso seja raro.

Para evitar que isso aconteça, não utilize a soda cáustica repetidamente como método de desentupimento, assim você não desgasta o encanamento.

Sempre que for desentupir a pia utilizando tal método, jogue água quente no encanamento antes, para que o produto não fique grudado nas paredes, daí então realize o processo.


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Como Utilizar Corretamente para Desentupir o Encanamento

Coloque no cano cerca de 50 a 150gr de produto no cano (isso depende do grau de entupimento, quanto mais grave, mais soda deve ser colocada, mas sem exageros). Após deixar a soda cáustica agir por alguns minutos, jogue uma grande quantidade de água quente (1 a 2L).

Com cuidado para não espirrar, pois ela se misturará com a soda cáustica no cano. Verifique se o cano desentupiu jogando mais água (sempre quente ou morna!). Caso não tenha funcionado, repita o processo somente uma vez, se mesmo assim não funcionar.

Chame a Desentupidora Porto Alegre de Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar que conta com uma equipe de profissionais qualificados e modernos equipamentos para realizar qualquer desobstrução.

Desentupimento e limpeza que forem necessários para que seu encanamento fique em perfeito estado. Conheça nossos serviços!


Desentupimento Soda Cáustica: Saiba Tudo Antes de Usar – Mitos e Verdades

Ao primeiro sinal de entupimento, é comum ver muitas pessoas usando todo tipo de produto para fazer a desobstrução. Na ânsia de resolver o problema e não ter que pagar mais caro com serviços de uma desentupidora, vale tudo para se livrar do entupimento.

Porém muitas vezes colocando em risco a vida e saúde da própria família. É o caso de utilizar produtos químicos como o Hidróxido de sódio, mais conhecido como Soda Cáustica. Popular, é um produto eficaz em alguns casos, porém seus perigos são tão grandes que é melhor evita-lo.

Mas até que ponto a Soda Cáustica é tão perigosa? É realmente possível o desentupimento ao utilizar esse produto? Quais as opções mais seguras na hora de desentupir sem o uso da Soda? Neste artigo falaremos sobre tudo isso e muito mais. Fique com a gente!


Soda Cáustica

De fórmula molecular NaOH, o Hidróxido de sódio é um poderoso produto químico altamente corrosivo, muito utilizado na fabricação de papel, biodiesel e até alimentos. Sendo a base de todos esses itens citados, possui reação diferenciada dependendo da utilização.

No caso do seu uso para desentupimento, a Soda Cáustica é um produto muito conhecido e com uso antigo, tanto que existem no mercado o produto granulado e líquido para facilitar a utilização.

Apesar de ser um produto com uso difundido, a Soda Cáustica é perigosa e não pode ser manipulada de qualquer maneira, porém existem alguns mitos importantes de serem respondidos, para colocar fim a muito receio em seu uso e saber as verdades a respeito desse produto, sabendo como e quando usar de forma segura.


A Soda Cáustica é Eficiente em Desentupimentos?

Sim, alguns tipos de entupimentos são solucionados com o auxílio desse produto. Geralmente entupimentos mais superficiais e localizados, podem ser facilmente desobstruídos com o uso da Soda Cáustica. Quanto mais obstruído estiver as tubulações de esgoto, menos a Soda Cáustica poderá ajudar.

Quando maior o problema, a dica é sempre buscar uma desentupidora que possui equipamentos e profissionais para resolver o entupimento. Soda Cáustica pode ser usada para qualquer uso?

Não, a Soda Cáustica precisa ser usada com cautela. Por ser altamente corrosiva, ela pode causar problemas de saúde e até a morte dependendo da forma como é utilizada.

Geralmente é usada em desentupimentos residenciais e algumas pessoas a utilizam também para limpeza de pedras, porém não é recomendado esse uso, sendo melhor a utilização de produtos próprios para esse fim como o ácido inorgânico, usado até na limpeza de piscinas de alvenaria.

Outro uso comum da Soda Cáustica é na fabricação de sabão caseiro. As pessoas que utilizam o produto devem seguir normas de segurança com equipamentos que garantam sua integridade física e evitar de manipular o produto por longos períodos de tempo.


Quais os perigos da Soda Cáustica?

Sempre ao entrar em contato com o produto deverá se proteger usando luva e óculos de proteção. Este produto em contato com a pele causa queimadura e lesões graves, caso aconteça lave o local com bastante água corrente e em caso de irritação procure um posto médico mais próximo.

O grande perigo da Soda Cáustica é seu poder corrosivo que pode causar desde pequenas irritações na pele e mucosas, até queimaduras e no caso de ingestão acidental a morte.

Soda Cáustica deve sempre ser usada para desentupir esgoto? Não. A Soda Cáustica é só eficiente nos casos de desentupimento superficial e localizado e não os entupimentos graves, com obstrução total. Na verdade, a Soda pode até ser prejudicial, aumentando o problema.

Quando em contato com a gordura por exemplo, a Soda pode facilitar o endurecimento dessas placas de gordura e consequentemente causar ainda mais obstrução do encanamento.

Além disso, a Soda Cáustica pode corroer os canos, principalmente se o seu uso for regular, furando as tubulações e causando vazamento de esgoto e infiltrações no piso. Um uso comum é utilizá-la com água quente, algo que pode causar não só comprometimentos nas tubulações de forma rápida e permanente, além de causar uma reação química perigosa a vida.


Como Deve ser o Procedimento para o Uso da Soda Cáustica?

A utilização da Soda Cáustica, quando necessário, deve ser feita com o máximo de cuidado, usando luvas para evitar queimaduras nas mãos, óculos de proteção para evitar qualquer respingo do produto nos olhos e máscara para diminuir a inalação.

Existem produtos similares a Soda Cáustica, mas seguros para desentupimentos superficiais?  Infelizmente no mercado, não existe ainda um produto similar a Soda Cáustica que consiga desobstruir esgoto entupido.

Porém existem outras maneiras caseiras de resolver o problema, quando este é algo ainda simples de resolver. Por exemplo, usando um desentupidor comum de vaso sanitário, é possível movimentar a sujeira através da sucção e soltá-la do lugar eliminando o entupimento.

Outra forma é com o uso de uma mangueira bem comprida e com boa pressão, que pode fazer com que a desobstrução seja eliminada. Usar um arame bem firme e com uma curvatura na ponta, pode ajudar a tirar a sujeira do caminho das tubulações, e nesse caso é ideal para desentupimento de ralos externos, internos e de pias.


Como Usar Soda Caustica para Desentupir

Encanamento entupido é o campeão de chamados aqui na desentupidora e nas seguradoras com serviços de reparos residenciais. Óleo de cozinha é um dos “clássicos” de obstrução do encanamento da cozinha. Ele gruda na tubulação e não deixa a água correr, porque o sistema de esgoto está apto a tratar apenas o esgoto doméstico.

Botões e fiapos entopem os canos da lavanderia. Papel higiênico, sabonete, algodão, restos de produtos e até mesmo fraldas e preservativos entopem o encanamento do banheiro. Jogar lixo no lixo, projeto hidráulico bem feito e manutenção evita entupimentos.

Dentre as soluções caseiras, o hidróxido de sódio (NaOH), conhecida como soda cáustica é tida como milagreira para esse problema, pois, ela dissolve materiais orgânicos. Essa substância é um sólido de cor branco leitoso com poder de absorver a água.

Existem duas apresentações, em escamas é resultado da evaporação da soda cáustica líquida, da fusão do anidro (substância com pouca ou nenhuma água) e da escamação. A versão líquida comercial é obtida de uma célula e salmoura que vai para uma camada porosa chamada diafragma que vai para um ambiente de evaporação.

A substância não pode ser vendida em supermercados e estabelecimentos similares. Órgãos de vigilância sanitária determinam quais estabelecimentos estão aptos a comercializarem o produto. É proibida a venda à granel, modalidade onde o cliente escolhe a quantidade.

A soda cáustica em escamas é vendida em sacos de polietileno de 25 kg. Tais determinações têm o objetivo de evitar os riscos de acidentes. A indústria utiliza a soda cáustica na produção de detergente, sabão, papel, vidros opacos e até mesmo na correção do pH de alimentos.


Altamente corrosiva, a soda cáustica deve ser manuseada com óculos de proteção e luvas. Sem esses cuidados, provoca inúmeros problemas:

Se ingerido: queima tecidos da boca, garganta, estômago e esôfago.

O que fazer?procurar ajuda médica imediatamente, beber muita água, não forçar o vômito.

Se inalado: pneumonia química – respiração difícil, pele pálida, dor no peito e tosse que pode ser seca ou com secreção.

O que fazer? ficar em local arejado, reanimar caso a pessoa não estiver respirando e procurar atendimento médico.

Como usar?

A soda cáustica dissolve elementos orgânicos, entretanto, pode corroer canos de PVC, o recomendável é colocar água quente primeiro, dessa forma a substância não fica impregnada nem corrói o encanamento.

Nunca use soda cáustica diretamente em pias de alumínio, basta uma pequena quantidade para a temperatura aumentar consideravelmente. Coloque a soda aos poucos, usando um funil e tenha certeza que o fogão não está aceso.

Separamos três soluções caseiras para desentupimento à base de soda cáustica. Lembre-se sempre de usar óculos de proteção e luvas.

1 copo de sal grosso;

50 ou 150 gramas de soda cáustica, dependendo do nível do entupimento;

1 ou 2 litros de água fervendo.

Como fazer?

Coloque no ralo o sal grosso e a soda cáustica. Empurre e pressione até localizar o que impede a vazão da água. Deixe agir por 20 minutos e jogue a água no ralo. Repita o procedimento caso não desentupir.

Método soda cáustica forte

Indicado quando a vazão da água não estiver tão lenta ou para acabar com o mau cheiro. Misture 1 litro de soda cáustica, ½ xícara de sal normal e deixe agir por três horas e abrir a torneira para a água correr. Chamar um profissional caso não surtir efeito.

Método soda cáustica muito forte

Ideal para entupimento severo, quando a água leva uma eternidade para baixar, ou quando já está acumulada. Aqui, o primeiro passo é esvaziar o cano, esperando a água escoar ou drená-la. Misture 1 litro de soda cáustica com 1 litro de vinagre. Deixe agir por 3 horas e não estranhe o mau cheiro e a espuma. O ralo deve ficar aberto para os gases terem por onde sair. Abra a torneira após esse tempo e deixe a água correr. Chamar um profissional caso não surtir efeito.

Prevenir é o melhor remédio

A soda cáustica é eficiente, mas nada como prevenir, não é mesmo?Veja algumas dicas para evitar o entupimento:

Limpe a caixa de gordura, reservatório que não deixa a gordura da cozinha chegar à rede de esgoto;
Deixe o ralo com um protetor;
Tire restos dos pratos e panelas antes de lavá-los;
Limpe o encanamento da pia. Coloque 1xícara de café de sal, 1xícara de café de bicarbonato e 1 chaleira de água fervendo. Abafe com a tampa de uma panela e aguarde 10 minutos. Outra receita é misturar 300 ml de água morna, 100g de bicarbonato de sódio e 100 ml de vinagre e colocar na pia. Faça um dos procedimentos a cada 10 ou 15 dias;
Não jogue nada no vaso sanitário;
Cuidado com botões frouxos das roupas e veja se não há nada nos bolsos antes de colocar na máquina.

Tendo precaução você pode ter bons resultados com a soda cáustica.


Perigos ao Utilizar Soda Cáustica Para Desentupir

Utilizar soda cáustica para desentupir é um perigo, então vamos explicar os motivos agora. Entupimentos em tubulações acontecem com frequência, assim é normal as pessoas pensarem em tentar resolver por conta. E então vão na internet e pesquisam como desentupir com soda cáustica.

Muitas paginas ensinam como desentupir com soda caustica, no entanto não comentam dos perigos que tem por traz desse método. Antigamente era um método muito utilizado para o desentupimento porém hoje em dia temos que acima de tudo nos preocupar com a saúde.

Especialistas alertam que utilizar soda caustica para desentupimento pode trazer riscos a pessoa que manipular o produto, embora possa funcionar não vale o risco.

A soda cáustica, que formulada com hidróxido de sódio (NaOH) é muito utilizado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.

Em uso residencial costumam utilizar para a desentupir encanamentos de pia, tanques e ralos pois tem o poder de dissolver gorduras, cabelos e etc…. Porém é altamente corrosivo, sendo assim pode ocasionar queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

É considerada uma substância química muito perigosa por ser tóxica e reagir liberando calor com água, ácido e solventes polares, assim liberando vapor sufocante e corrosivo e formando soluções fortemente alcalinas. Seja na forma sólida ou em solução pode causar sérias queimaduras quando em contato com pele ou olhos.

Agora que já sabe os perigos em utilizar o produto. vamos falar um pouco mais sobre a utilização da soda cáustica para desentupir bem como seus resultados.


A Soda Cáustica Funciona Para Desentupimentos?

Dependendo do que estiver ocasionando o entupimento como por exemplo, restos de comida, cabelos e pouca gordura, sim é possível desentupir com a soda cáustica. Dessa forma fica claro que se o entupimento for algo rígido e não orgânico, não sera possível realizar o desentupimento.

E sempre tem que considerar os riscos em utilizar produtos químicos para desentupimentos e verificar se de fato vale a pena tentar.

Perigos da Soda Cáustica nos Canos

Por se tratar de um produto corrosivo é um perigo para a saúde de quem manipular e além disso pode danificar os encanamentos do esgoto. O Produto esquenta dentro das tubulações podendo assim deformar o PVC fazendo com que dificulte a passagem natural do esgoto.

Com isso podem ocorrem rachaduras trazendo consequências assim como vazamento de esgoto. É provável que em casos que for utilizado a soda e não conseguir desentupir.

Pode ocorrer uma reação e causar o endurecimento da gordura na tubulação. Assim como é feito o sabão caseiro, pode ocorrer a mesma coisa dentro do cano e piorar a obstrução.


Posso Usar Soda caustica Para Desentupir Esgoto?

Não recomendamos a utilização desse produto em nenhuma situação, já que pode ser prejudicial a saúde e piorar o entupimento. Avaliando o custo beneficio do produto químico, assim fica claro que saber como desentupir com soda caustica não é o suficiente para valer a pena tentar.

Como Usar a Soda Cáustica

Em casos que precise utilizar o produto é necessário utilizar equipamento de proteção individual a fim de evitar acidente. Os equipamentos a serem utilizado são por exemplo: óculos de proteção, mascara, luvas de borracha e avental de proteção.

E desde que seja feito seguindo todas as orientações contidas no rotulo do produto. Saber como usar soda caustica é muito importante para assim evitar acidentes.

Como Usar a Soda Cáustica Liquida

Por se tratar de um produto líquido não tem a necessidade de misturar mais nada, ou seja, a soda cáustica liquida já vem pronto para o uso em desentupimento. Então saber como usar soda caustica liquida é simples.

Por que não usar?

O motivo de não usar a soda cáustica e certamente por trazer mais malefícios do que benefícios, sendo assim a chance de ter um prejuízo é maior do que resolver o seu problema de entupimento

Onde tem mais efeito?

A soda cáustica tem mais efeito para desentupir ralo, pia ou vaso sanitário, isto é, onde a dimensão do entupimento é menor. Em canos de esgotos mais grossos as chances de conseguir desentupir e quase nulas já que dificilmente chegara no problema.

Então o que fazer?

Existem outros métodos mais eficientes e que não trazem nenhum perigo a saúde veja alguns exemplos de como se faz nos links a seguir.

Então Como desentupir pia sem soda caustica?.

E se de nenhuma forma conseguir resolver o seu prolema de entupimento é provável que tenha que chamar uma empresa especializada. E sendo assim estamos a disposição, sempre com desentupimento a preço justo para todos os nossos serviços.

Conclusão

Usar a soda cáustica para desentupir pode trazer consequências ruins para a saúde, bem como, queimaduras graves. Existem outros métodos mais eficazes e que não tem perigo nenhum, sendo assim siga nossas outras dicas e economize seu dinheiro.

Postagem Relacionada da Desentupidora