Desentupir encanamento prevenir nova ocorrência

Uma tubulação hidráulica pode entupir por diversos motivos, como falta de manutenção, efeitos do tempo, vazamentos e infiltrações. Mas, o mais comum é uso inadequado dessas instalações. O descarte de óleos, comida, sacolas plásticas, utensílios domésticos, roupas íntimas, entre outros, podem se acumular nos encanamentos e causar o entupimento.

Assim como é importante saber como desentupir o encanamento, também é importante aprender como prevenir entupimentos. A cozinha, por exemplo, é uma das áreas onde os entupimentos são mais comuns por conta dos detritos de comida deixados na hora de realizar a refeição ou na hora de lavar a louça. Eles podem ocorrer em dois locais diferentes e interligados: o ralo e a pia.

Outra situação comum são os fechos hidráulicos ineficientes, assim como o acúmulo de resíduos nas instalações, que com a decomposição colabora na formação de gases, gerando entupimento. Mas como desentupir o cano da pia se ocorrer um entupimento? A dica é despejar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio seguido de 1/2 xícara de vinagre branco.

Utilize um pano velho para tapar o ralo por cerca de 30 minutos. Despeje água quente para finalizar a limpeza e dissolver a solução. Outra opção é colocar 2 colheres de sopa de fermento em pó no ralo e despejar uma panela de água quente por cima. O resultado é um efeito efervescente que desobstrui e limpa o cano.

Como desentupir banheiro

O vaso sanitário entupido é um transtorno que impede a utilização do banheiro e causa mau cheiro, comprometendo a higiene total desse cômodo. Soluções caseiras podem não ser eficientes e podem acabar piorando a situação. O ideal é procurar um profissional especializado para o serviço de desentupimento. Mas a prevenção é possível.

Não coloque no vaso sanitário papel higiênico, absorventes, fio dental, cabelo, papéis e outros elementos sólidos. Para descartar esses objetos, utilize uma lixeira bem pertinho do vaso. Outro ponto crítico de entupimento é o ralo da pia e o box. E os fios de cabelo são o maior vilão. O ideal é usar um ralo com tela protetora. Assim, você evita que os fios e outras sujidades desçam pelo ralo e fiquem acumulados no encanamento.

Chame uma desentupidora

Quando o problema for algo mais complexo, o melhor a fazer é chamar uma empresa especializada. A Desentupidora está há mais de 38 anos realizando desentupimento em Porto Alegre e todo o Rio Grande do Sul.

Contamos com profissionais capacitados e atendimento diferenciado. Entre em contato com nossa central de atendimento que mandaremos uma equipe imediatamente para realizar um orçamento gratuito. Estamos de plantão 24 horas e sete dias por semana, inclusive feriados.