Detecção de Vazamentos Porto Alegre Zona Oeste

Detecção de Vazamentos Porto Alegre Zona Oeste

Piscinas em casa são ótimas opções de lazer para reunir a família e os amigos, na mesma proporção que hotéis, clubes e resorts agregam muito valor aos seus estabelecimentos por meio desse refrescante atrativo. Porém, é preciso conservá-la para que ela não se torne um problema.

O vazamento em piscina de azulejo tende a ser um ponto que precisa de atenção quando há suspeita de que isso esteja acontecendo.

Tenha Certeza de que o Vazamento está Acontecendo

Antes de buscar uma solução para os vazamentos na piscina, tenha certeza de que ela realmente está vazando. É preciso considerar que, muitas vezes, o que consideramos um vazamento na piscina de azulejo é, na verdade, o processo natural da água baixar um pouco e gradativamente.

Nesses casos, o que ocorre é a evaporação natural da água, que pode ser estimulada por uma série de fatores, como o calor e outras condições climáticas, além de fatores indiretos, como:

Dias muito secos

Agitação anormal da água, normalmente causada por cascatas ou as bordas infinitas;
aquecimento da água; manutenção da piscina — caso, por exemplo, da limpeza do filtro de areia.

Vale considerar que a evaporação natural ocorre em uma proporção média de 3 mm por dia. Mais do que isso podemos já considerar a hipótese de ter um vazamento na piscina de azulejo ou de fibra.

Para saber a quantidade de água perdida, você pode solicitar a ajuda de um profissional ou realizar diversos testes caseiros antes de contar com um serviço especializado.

Saiba Vomo Identificar Onde estão os Vazamentos na Piscina

Os vazamentos podem acontecer por diversas razões e em todos os tipos de piscina. Sendo de alvenaria, de fibra, revestida em fibra ou vinil, o ambiente de lazer pode apresentar problemas que levam a esse escape difícil de identificar.

Por isso, é importante descobrir onde está acontecendo o vazamento: nos equipamentos, nas paredes da piscina ou no fundo. Comece o trabalho observando o que acontece com o nível de água, tendo o maquinário desligado e em funcionamento.

Se na casa de máquinas tudo estiver funcionando perfeitamente, você pode observar possíveis danos na estrutura da piscina. Rachaduras, azulejos soltos e bolhas na estrutura são alguns pontos possíveis para o vazamento.

Identificar se o escape da água está acontecendo nesses pontos observados também é fácil: basta deixar que a piscina perca água e controlar a perda todos os dias. Se ela parar de vazar no ponto suspeito, é sinal de que ali está o problema.

Nas piscinas que têm iluminação, canos, retornos, grelhas de sucção, hidromassagem, aquecedor e outros recursos, o vazamento pode acontecer nesses locais. É muito comum que esse problema aconteça ali e também torna mais fácil identificar o vazamento, já que a água baixará até o nível onde eles se encontram.

Outras medidas podem ser adotadas para ter a certeza de que ocorre um vazamento na piscina de azulejo — e também de outros materiais. Entre as principais, destacamos:

use uma fita crepe para marcar o nível de água e, no dia seguinte, verifique o quanto foi reduzido. Lembre-se da média de 3 mm ao dia e, se passar disso, pode ter algum problema não identificado de vazamento;
um balde com água costuma ser eficiente também.

Para isso, basta posicioná-lo na escada, mantendo o nível de água (dentro e fora) igualado. Se, no dia seguinte, o nível da piscina estiver menor, pode significar algum tipo de vazamento; a umidade ao redor da piscina é outro indicativo. Tenha o hábito de perceber se há excesso na área externa, podendo indicar de onde a água está sendo perdida.

Atenção, apenas, para não realizar esses testes em dias de chuva — caso a piscina fique em áreas descobertas — pois isso vai interferir na precisão dos seus experimentos.

Não Dispense o Apoio Profissional

Embora identificar e solucionar problemas de vazamentos na piscina não seja muito complicado em alguns casos, não dispense uma visita técnica de profissionais. Eles ajudarão muito observando cada detalhe, seus equipamentos e estrutura, para apresentar um diagnóstico.

O reparo feito por profissionais também oferece qualidade superior e você ainda tem a garantia do serviço. Então, é importante aprender e conhecer, mas recorra ao serviço profissional também, pois qualquer tipo de vazamento na piscina de azulejo pode trazer danos maiores, como o comprometimento de construções, caso a unidade chegue até elas.