Dicas para evitar entupimento de esgoto

Dicas para evitar entupimento de esgoto – Use sempre uma grade ou tela de proteção nos tanques e pias. Cuidado com pequenas peças de roupa, como meia ou lenço, que podem cair ralo abaixo causando entupimento de esgoto

Evite ao máximo que resíduos de gordura desçam pelo ralo. Além de ser um problema ambiental, a gordura acumulada colabora com entupimento de esgoto. Reserve o óleo utilizado e entregue em centros de coleta (alguns supermercados têm), que depois pode ser usado para fazer biodiesel, sabão, e outros produtos.

Não jogue água fervendo na pia da cozinha sem se certificar que seu encanamento é de metal! A água quente ajuda a “limpar” a gordura dos encanamentos, mas as tubulações, sifões de plástico menos resistentes podem não suportar a alta temperatura e se deformar.

Cuidado para não deixar resto de alimentos descer pela pia. A grande dica aqui é usar um guardanapo ou toalha de papel para fazer a limpeza “grossa” de cada prato antes de iniciar a lavagem da louça. Tome especial cuidado para não deixar pedaços de fio dental cairem na rede de esgoto. Ele é feito de material resistente, seu acúmulo acaba formando uma rede que prende outros materiais, obstruindo as tubulações.

Retire periodicamente fios de cabelo dos ralos do chuveiro e da pia, evitando que caiam no esgoto. Da mesma forma que o fio dental, o cabelo é resistente, se enrosca e obstrui encanamentos. Procure orientar todas as pessoas do seu convívio que não se deve jogar nenhum lixo na rede de esgoto.

Por incrível que pareça, é comum ser lançado no ralo ou no vaso sanitário produtos como absorventes, chicletes, pontas de cigarro, cotonetes, camisinhas e até fraldas descartáveis. Mantenha sempre as calhas limpas retirando qualquer material que impeça o escoamento da água, em especial folhas e galhos de árvores.

Não jogue a sujeira varrida da casa pelo ralo, pois ela tende a se acumular na parte de baixo dos encanamentos. Até mesmo poeira deve ser recolhida com uma pá e jogada no lixo. Ao contrário da rede de águas pluviais, a rede de esgoto não está preparada para receber o excesso de água de chuva, o que pode causar o retorno do esgoto para a sua casa e até mesmo estourar tubulações. A rede pluvial tem que ser independente.

Limpe com freqüência a sua caixa de gordura. Esta caixa é indispensável para o bom funcionamento da rede de esgoto, pois recebe a água da cozinha, não deixando que a gordura vá para a rede, evitando entupimento de esgoto e retorno do mau cheiro na pia e baratas.

Caso tenha problemas com entupimento de esgoto você pode contar com toda experiência e qualidade da Desentupidora Porto Alegre 24 Horas. Solicite uma visita técnica gratuita para receber um orçamento sem compromisso.