Doenças Transmitidas pelas Formigas

Construsul Desentupidora Porto Alegre 24 Horas: Doenças Transmitidas pelas Formigas – As pesquisas já demonstraram que as Formigas são capazes de carregar e transportar em seus corpos e nas suas patas os seguintes microrganismos transmissores de doenças infecciosas:

Bacillus cereus, Shigella flexneri; Escherichia coli enteropatogênica; Staphylococcus coagulase; Klebsiella pneumoniae; Citrobacter; Proteus escherichia coli; Serratia liquifasciens; Serratia marcescens; Citrobater freundii; Klebsiella ozaennae; Enterobacter aerogenes; Enterobacter agglomerans; Proteus mirabilis; Staphylococcus saprophyticus Yersina pestis.

Devemos ter ainda muito cuidado com as Formigas, especialmente aquelas que vivem no âmbito doméstico, na nossa casa, na cozinha, no banheiro, em todos os lugares. Elas são minúsculas. As Formigas não são nem brasileiras. A sua maioria são espécies que vieram de outros lugares do mundo para o Brasil e aqui as Formigas se adaptaram muito bem à forma de viver do brasileiro e às suas estruturas de concreto.

As formigas são insetos “sujos”, vetores e transmissoras de doenças

As Formigas são realmente pequenas, cerca de 10 a 2 mm de comprimento em média e entram por qualquer lugar, quaisquer aberturas, frestas e principalmente dos rodapés, de batentes de portas e de azulejos. O corpo das Formigas, visto ao microscópio, possui muitos pelos e cerdas que abrigam centenas de bactérias, ou colônias de bactérias. Aparentemente, ela pode até parecer um inseto limpinho, como diríamos, mas isso não é verdadeiro.

As Formigas passeiam muito pela casa, pelo hospital, por centros cirúrgicos, pelo restaurante, por todos os lugares. Nem sempre elas passeiam em ambientes limpos, como é o caso de cemitérios. As Formigas gostam muito de se alojar em vasos com plantas, por causa da terra, naturalmente, que elas usam como depósito de crias e de ovos, muitas vezes.

A terra é um reservatório natural de muitas bactérias. Não se recomenda comer nenhum alimento com terra por que há um grande risco de ingerirmos também bactérias patogênicas. Se a Formiga vive na terra e ela tem tantos pelos pelo corpo é natural que ela transporte essas bactérias para outros cantos.

É a lei da vida e da luta pelos organismos em ocupar territórios. Muitas casas ainda mantém o hábito de ter o lixinho no banheiro onde são descartados papel higiênico, absorventes, cotonetes e outros itens usados na higiene corporal e estes locais são um prato cheio para as Formigas.

Ocorre que as Formigas também passeiam e andam por esse lixinho e, vejam só, encontram muitas bactérias que pegam carona nesses insetos e vão para outros ambientes da casa, que pode ser a pia da cozinha, o armário de mantimentos, no pão, no suco, nas frutas ou mesmo um alimento que está sendo preparado para ser servido. E aí, se a bactéria foi liberada ou não. É importante descartar o alimento antes que haja algum problema para a saúde. Viram como as Formigas não são tão inocentes assim?

Essas Formigas estrangeiras ou exóticas gostam de praticamente tudo que o homem utiliza como alimento. Gostam de açúcar, farinhas, gordura, amido, sangue e até comida pronta. Nem todas as espécies de Formigas têm a mesma preferência de alimentos, mas todas têm a necessidade de proteínas e carboidratos para nutrir a colônia e dar energia as operárias.