Elimine cheiro de esgoto da casa

Elimine cheiro de esgoto da casa. A casa pode estar impecavelmente limpa, mas se o cheiro de esgoto surge, o desconforto e a sensação de sujeira são imediatos. Invisível, o odor indesejável se torna sensível quando os gases presentes no esgoto retornam ao interior do imóvel. Isso acontece quando as instalações estão inadequadas, seja na cozinha, nos banheiros ou na lavanderia.

“Os erros variam desde um sifão mal vedado ou mal instalado até o dimensionamento incorreto das instalações, quando o sistema não suporta a vazão do esgoto gerado”, afirma o engenheiro João Paulo Baggio.

Para evitar problemas, projete e execute as instalações de esgoto da sua casa conforme as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 8160 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução), que recomenda o uso de sifões, caixas sifonadas, caixas de gordura e ramais de ventilação. Conheça, a seguir, mais sobre esses componentes e evite o fedor em sua casa.

 

O sifão evita que o mau-cheiro do esgoto se espalhe pela casaSifão – Trata-se de um dispositivo instalado nas saídas dos tubos de escoamento de esgoto em pias e tanques. Sua geometria cria um acúmulo de água em seu interior, evitando que o mau cheiro retorne, é o chamado fecho hídrico . O bom funcionamento do sifão é fundamental para inibir odores indesejáveis nos ambientes.

Especialmente quando os modelos usados forem os articulados (nesse caso as saídas do esgoto e da válvula da cuba não são alinhadas), cheque se a instalação foi feita corretamente: a canopla deve estar alinhada, o equipamento ajustado entre as saídas da pia e da parede e não pode haver vazamentos em qualquer dos pontos do tubo. Também é importante verificar periodicamente se não há anéis ressecados, comprometendo a vedação. “O fecho hídrico deve estar sempre com água, pois é ela que impede a passagem dos gases”, explica Graziella Aguiar, arquiteta.