Entupimento da rede de esgoto: Como prevenir

Entupimento da rede de esgoto: Como prevenir. Você sabia que os objetos e resíduos descartados incorretamente nos ralos e vasos, podem prejudicar não somente as tubulações da sua residência, como também causar entupimento na rede de esgoto?

Atitudes como jogar restos de comida e óleo de cozinha ralo abaixo fazem parte do seu dia a dia? Então cuidado! Você pode estar prejudicando não só a tubulação da sua casa, como também a rede geral de esgoto, responsável por levar todo esse resíduo da sua residência e de seus vizinhos para o tratamento adequado.

Ao descartar materiais inadequados em ralos e vasos – fio dental, preservativos, absorventes, papel higiênico, entre outros, no caso do vaso sanitário e restos de comida, óleo de cozinha, pelos e fios e cabelo, nos ralos –, eles podem ficar presos durante o caminho e causar obstrução do cano.

Da mesma forma, existem dejetos que conseguem chegar até a rede de esgoto e ali se juntar a outros materiais, ocasionando um grande entupimento. Os óleos, por sua vez, quando descartados de forma incorreta no esgoto, formam crostas que grudam nas paredes das tubulações e, com o tempo, vão causar dores de cabeça.

Quando a rede geral de esgoto encontra-se entupida, pode ocorrer transbordamento em vias públicas, contaminação do meio ambiente, proliferação de pragas e transmissão de doença à população. Além disso, também existe o prejuízo financeiro para a cidade, que precisa arcar com as despesas do desentupimento, o qual poderia ser evitado.

Como prevenir o entupimento da rede geral de esgoto

O uso correto da rede de esgoto deve ser uma preocupação de todos os moradores, não só por ele, mas também pelo coletivo. A conscientização é a principal forma de prevenção desses acidentes.

Mas como contribuir para o bom funcionamento da rede de esgoto?

Em primeiro lugar, o cuidado deve começar dentro da sua residência. Converse com os demais moradores da casa sobre boas práticas na hora de mandar algo ralo abaixo.

Confira algumas dicas que separamos para você cuidar melhor do seu esgoto e mantê-los longe de entupimento:

  • Na hora de lavar a louça, raspe todo o resto de alimento no lixo;
  • Descarte o óleo de cozinha de forma correta: após utilizado, coloque-o em uma garrafa pet e encaminhe-o para a coleta adequada; nunca jogue o óleo na pia!
  • Ao pentear o cabelo ou fazer a barba, retire os fios que tenham caído na pia e coloque-os no lixo;
  • Após o banho, retire os fios de cabelo que possam ter ficado no ralo e deposite no lixo;
  • Coloque peneirinhas em todos os ralos das pias da casa. Eles vão barrar a grande maioria de resíduos que queiram se infiltrar no esgoto;
  • No quintal, tenha cuidado na hora de varrer poeira e folhas próximo dos ralos. Se tiver animais, procure sempre pegar os pelos da calçada, para que não entrem no ralo.

Além desses cuidados básicos, também é importante manter as manutenções em dia, como a limpeza da caixa de gordura e das colunas coletoras, no caso de condomínios.