Limpar Caixa de Gordura com Bicarbonato

Limpar Caixa de Gordura com Bicarbonato – Sabemos que a caixa de gordura é um recipiente fundamental na cozinha de qualquer imóvel.

Sua função é filtrar a gordura e demais resíduos provenientes da pia (sujeira de louças, restos de alimentos que por ventura caiam no ralo, etc.), evitando com que este material prejudique a tubulação e o esgoto, ou ainda que contamine o meio ambiente. Com o tempo, a caixa de gordura acumula uma grande quantidade de dejetos, o que implica na necessidade de efetuar sua limpeza.

Muito embora limpar caixa de gordura com bicarbonato seja um método caseiro e muitas vezes ineficaz, na medida em que caso o recipiente esteja entupido, ele não surtirá efeito, em poucas situações esse procedimento pode amenizar os problemas menos graves. Veja a seguir, como limpar caixa de gordura com bicarbonato e como fazer para solucionar de fato, a necessidade da manutenção do reservatório de gordura da cozinha.

1- LOCALIZE A CAIXA DE GORDURA

Via de regra, a caixa de gordura está situada no ambiente externo do imóvel. De acordo com a norma NBR 8160 da ABNT, a instalação na parte externa é obrigatória.

2- ABRA A CAIXA E TIRE O EXCESSO DE GORDURA

Embora não seja uma tarefa agradável, você pode abrir a tampa da caixa de gordura e com as mãos ou algum utensílio (use luvas, ok?), retire o excesso de gordura.

3- PREPARE A SOLUÇÃO DE BICARBONATO

Para tanto, junte:

  • Duas colheres de bicarbonato;
  • Duas colheres de sabão em pó;
  • Agua fervente;
  • 1 copo de vinagre.

4- JOGUE A SOLUÇÃO NA CAIXA DE GORDURA

Ao jogar, espere a solução dissolver a sujeira mais grossa encrustada nas paredes da caixa de gordura e esfregue com uma escova. Jogue bastante água.