Mitos e Verdade Acerca do Desentupimento Caseiro

Se você utilizar o Google para buscar soluções para entupimentos, encontrará diversas soluções caseiras para desobstruir o encanamento, tal qual utilizar bicarbonato de sódio, soda cáustica e até refrigerante.

Mitos e Verdade Acerca do Desentupimento Caseiro – Ainda que elas sejam populares, no entanto, é impossível não olhar para elas com certo grau de ceticismo; será que elas funcionam mesmo?

Motivados por esse questionamento, a equipe da Desentupidora Porto Alegre 24 Horas separou abaixo 3 técnicas bastante disseminadas na internet e analisou sua eficácia.


DESENTUPIMENTO CASEIRO COM BICARBONATO DE SÓDIO

Nos últimos anos o bicarbonato ganhou status de produto milagroso; ele tem sido alardeado como a solução para uma ampla gama de problemas, tal qual o escurecimento dos dentes, a cura de certos males bucais e até a obstrução de encanamentos.

Obviamente, não é nosso papel falar sobre a eficácia do bicarbonato para o branqueamento e demais aspectos ligados a higiene; isso cabe aos profissionais da saúde.

Contudo, podemos dizer com amplo grau de certeza que o bicarbonato não é capaz de resolver problemas de obstrução em encanamentos — ao menos não os mais sérios; ele até pode ajudar a amolecer certas partículas quando combinado a outros elementos, como água quente e limão, porém de forma alguma sanará o problema.


DESENTUPIMENTO CASEIRO COM SODA CÁUSTICA

A soda cáustica, assim como o bicarbonato, não possui poder suficiente para desentupir verdadeiramente o encanamento; ele pode até aliviá-lo, porém jamais resolvê-lo.

Esse é outro mito bastante difundido: refrigerante para desentupir o encanamento. Por mais que a acidez de certos componentes até seja capaz de dissolver a sujeira, eles estão presentes em uma quantidade pequena, sendo virtualmente impossível que eles sejam capazes de desobstruir um encanamento.


O QUE FAZER EM CASO DE ENTUPIMENTO?

Em caso de obstrução, não há o que fazer; o melhor é utilizar técnicas tradicionais, tal qual o bom e velho desentupidor, por exemplo — você pode até tentar combiná-lo a algumas das técnicas mencionadas acima.

Porém no final das contas quem resolverá verdadeiramente a questão é o desentupidor em si. Caso isso não funcione, busque ajuda profissional, tal qual a da Desentupidora Porto Alegre. Somos uma empresa com ampla especialização nesse assunto; há anos solucionamos diferentes tipos de obstrução por meio de técnicas e aparelhos específicos.