Negligenciar a limpeza de fossa pode acarretar em danos ambientais

Negligenciar a limpeza de fossa pode acarretar em danos ambientais – Negligenciar a limpeza de fossa pode acarretar em diversos problemas de encanamento, além de danos à saúde e ao meio ambiente. O sistema é utilizado em residências, restaurantes, comércios, condomínios, indústrias, shoppings, entre outros estabelecimentos, quando não possuem rede coletora de esgoto, geralmente zona rural ou em área isoladas.

A limpeza periódica e destinação correta são importantes para evitar transbordamentos e combater a proliferação de pragas e mau cheiro que podem surgir. O efluente proveniente de fossa séptica é gerado em sanitários, vestiários e restaurantes (após passar pela caixa de gordura). Para que não seja descartado em rios e no solo sem tratamento, o que prejudica o meio ambiente e a saúde pública, a limpeza deve ser feita por empresas especializadas e certificadas por órgãos competentes, que fazem a sucção e transporte por meio de caminhões equipados.

Por que fazer a limpeza de fossa? Evitar a poluição do ambiente. Evitar a proliferação de bactérias causadoras de doenças. Impedir que o esgoto seja jogado em locais inadequados como praias, por exemplo, prejudicando o lazer seguro nesses locais. Manter a higiene e segurança do local e da família. A limpeza de fossa é indicada quando o acúmulo de resíduos de esgoto se aproxima da capacidade do tanque.

Realizada nessa fase, ela evita vazamentos e mau cheiro. Além disso, garante o funcionamento correto do tanque séptico, mantendo a limpeza e a higiene do ambiente interno e área externa. Uma simples obstrução no local, quando não tratada corretamente pode causar um transtorno grave em sua casa, por isso é importante que seja realizada a limpeza de fossas como ação corretiva, mas principalmente preventiva.

Os problemas decorrentes da falta de limpeza de fossas são preocupantes, pois refletem na saúde e segurança do local. Ela pode afetar a qualidade da água devido à emissão dos poluentes no caso de um entupimento. A contaminação da água pode levar a doenças graves como epidemias, vermes e a cólera. Além disso, a falta de limpeza da fossa pode influenciar no aparecimento de pragas urbanas como baratas e ratos.

A Desentupidora de Porto Alegre conta com profissionais gabaritados, que passam por frequentes treinamentos para realizar os serviços com o máximo de eficiência. Além disso, temos uma larga frota de veículos e equipamentos de última geração para a realização de qualquer tipo de serviço de limpeza de fossas a reservatórios de substâncias líquidas em geral, bem como o transporte de resíduos industriais.

A Desentupidora de Porto Alegre possui todas as licenças emitidas pelos órgãos ambientais para o transporte de todas as classes de resíduos. Todos os seus colaboradores são especializados, experientes e treinados constantemente para agilidade na prestação e execução dos serviços em residências, empresas, comércios ou nas indústrias. O orçamento é gratuito.