Será que Coca-Cola Desentope Pia

Será que Coca-Cola Desentope Pia – A fama da Coca-Cola desentupidora de pia é velha e parece mais um daqueles tantos mitos populares.

Entretanto, muitas pessoas alegam que ela realmente é capaz de resolver o problema. Será que é verdade?

Segundo o professor de Química Alexandre Hamada, do Colégio Anglo, o refrigerante realmente pode desentupir pia. Isso porque a bebida tem em sua composição uma quantidade apreciável de ácido fosfórico, que, como o nome diz, é uma substância ácida.

Ele é amplamente utilizado como acidulantes de alimentos e sua adição na Coca-Cola é feita em níveis baixos e seguros para a saúde. Mas a sua concentração é capaz de funcionar como um desentupidor.

“Ela não será mais eficiente do que uma outra substância destinada a esse fim. Mas, dependendo do que provocou o entupimento da pia, a Coca-Cola pode ajudar na sua dissolução e então desobstruir o encanamento sim”, explica Hamada.

Outros tipos de entupimento

Se a pia estiver entupida essencialmente por gordura, o melhor agente para o desentupimento é a soda cáustica (uma substância de caráter básico) que promove a dissolução da gordura, aconselha o químico.

Caso a soda cáustica não funcione, a adição de um agente ácido, como a Coca-Cola, apesar de não ter essa finalidade, também deve ajudar na desobstrução da pia. De acordo com Hamada, o vinagre é outra mistura ácida que também poderia ser usada para desentupir pias.