Soda Cáustica – Mitos e Verdades

Entenda como usar a soda cáustica para desentupir encanamentos – Soda cáustica é o nome popular do hidróxido de sódio (NaOH), uma substância química produzida a partir de uma reação chamada eletrólise aquosa do cloreto de sódio (NaCl).

Soda Cáustica – Mitos e Verdades – O uso da soda cáustica para desentupir encanamentos é muito comum, sendo uma maneira de evitar o agravamento da obstrução em casos específicos, sobre os quais falaremos adiante.

Primeiramente é preciso explicar como usar a soda cáustica. Para começar, os equipamentos de segurança necessários incluem óculos de proteção, luvas de borracha, máscaras e aventais.

Já com os itens de proteção, você deve diluir cerca de 500 gramas de soda cáustica em escamas em 2 litros de água quente, usando um balde grande e resistente.

O certo é colocar as escamas na água e não o contrário, pois jogar água sobre a soda cáustica pode gerar reações explosivas e acidentes.

Siga misturando com uma espátula de cabo longo, até dissolver totalmente a soda. Então, despeje a mistura no encanamento que deseja desentupir e aguarde cerca de 12 horas para deixar a água escorrer novamente.

Mas, para que esse processo seja realmente eficaz, você deve saber quais resíduos podem ser dissolvidos pela soda cáustica.


Saiba quais resíduos podem ser dissolvidos pela soda cáustica

A soda cáustica é capaz de dissolver os compostos orgânicos que causam entupimento de canos e tubulações, seja na pia da cozinha ou no vaso sanitário, tais como:

– Restos de alimentos;

– Gordura;

– Fios de cabelo;

– Excrementos;

– Papel higiênico;

– Lenços biodegradáveis.

Uma vez que a soda cáustica reage apenas com compostos orgânicos, promovendo a sua dissolução, é preciso saber em quais entupimentos o produto não deve ser usado por não ter eficácia.


Soda Cáustica – Mitos e Verdades – Veja em quais entupimentos não se deve usar soda cáustica

Quando a obstrução dos canos é causada pelo uso incorreto das tubulações na cozinha ou no banheiro, a soda cáustica não é eficiente. Essa situação inclui os entupimentos causados por cotonetes, fio dental, bitucas de cigarro, preservativos, absorventes, talheres descartáveis e outros objetos plásticos.

Por se tratar de uma substância com alto poder corrosivo, é preciso adotar alguns cuidados essenciais ao usar a soda cáustica, a fim de evitar acidentes e preservar as características do produto.

Conheça os cuidados necessários ao usar soda cáustica

Soda Cáustica – Mitos e Verdades – Devido às características de sua composição, a soda cáustica reage de forma intensa com a umidade do ar.

Por isso, ela deve ser mantida dentro da própria embalagem, com a tampa bem fechada. Ela precisa ser guardada em local protegido da chuva e do sol, longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Ao usar a soda cáustica, é fundamental proteger o corpo do contato com a substância, para evitar queimaduras.

Ao adotar esses cuidados, é possível preservar as características da soda cáustica e garantir a eficácia na limpeza de canos e tubulações, mantendo a segurança em todas as etapas do processo.


Soda Cáustica – Mitos e Verdades Sobre Desentupimento com Soda

Soda Cáustica – Mitos e Verdades – Ao primeiro sinal de entupimento, é comum ver muitas pessoas usando todo tipo de produto para fazer a desobstrução. Na ânsia de resolver o problema e não ter que pagar mais caro com serviços de uma desentupidora, vale tudo para se livrar do entupimento.

Porém muitas vezes colocando em risco a vida e saúde da própria família. É o caso de utilizar produtos químicos como o Hidróxido de sódio, mais conhecido como Soda Cáustica. Popular, é um produto eficaz em alguns casos, porém seus perigos são tão grandes que é melhor evita-lo.

Soda Cáustica – Mitos e Verdades- Soda Cáustica

Soda Cáustica – Mitos e Verdades – De fórmula molecular NaOH, o Hidróxido de sódio é um poderoso produto químico altamente corrosivo, muito utilizado na fabricação de papel, biodiesel e até alimentos. Sendo a base de todos esses itens citados, possui reação diferenciada dependendo da utilização.

No caso do seu uso para desentupimento, a Soda Cáustica é um produto muito conhecido e com uso antigo, tanto que existem no mercado o produto granulado e líquido para facilitar a utilização. 

Apesar de ser um produto com uso difundido, a Soda Cáustica é perigosa e não pode ser manipulada de qualquer maneira, porém existem alguns mitos importantes de serem respondidos, para colocar fim a muito receio em seu uso e saber as verdades a respeito desse produto, sabendo como e quando usar de forma segura.

A Soda Cáustica é eficiente em desentupimentos?

Sim, alguns tipos de entupimentos são solucionados com o auxílio desse produto. Geralmente entupimentos mais superficiais e localizados, podem ser facilmente desobstruídos com o uso da Soda Cáustica.

Quanto mais obstruído estiver as tubulações de esgoto, menos a Soda Cáustica poderá ajudar. Quando maior o problema, a dica é sempre buscar uma desentupidora que possui equipamentos e profissionais para resolver o entupimento.

Soda Cáustica pode ser usada para qualquer uso?

Não, a Soda Cáustica precisa ser usada com cautela. Por ser altamente corrosiva, ela pode causar problemas de saúde e até a morte dependendo da forma como é utilizada.

Geralmente é usada em desentupimentos residenciais e algumas pessoas a utilizam também para limpeza de pedras, porém não é recomendado esse uso, sendo melhor a utilização de produtos próprios para esse fim como o ácido inorgânico, usado até na limpeza de piscinas de alvenaria.

Outro uso comum da Soda Cáustica é na fabricação de sabão caseiro. As pessoas que utilizam o produto devem seguir normas de segurança com equipamentos que garantam sua integridade física e evitar de manipular o produto por longos períodos de tempo.

Quais os perigos da soda cáustica?

Sempre ao entrar em contato com o produto deverá se proteger usando luva e óculos de proteção. Este produto em contato com a pele causa queimadura e lesões graves, caso aconteça lave o local com bastante água corrente e em caso de irritação procure um posto médico mais próximo.

O grande perigo da Soda Cáustica é seu poder corrosivo que pode causar desde pequenas irritações na pele e mucosas, até queimaduras e no caso de ingestão acidental a morte.

Soda Cáustica deve sempre ser usada para desentupir esgoto?

Não. A Soda Cáustica é só eficiente nos casos de desentupimento superficial e localizado e não os entupimentos graves, com obstrução total. Na verdade, a Soda pode até ser prejudicial, aumentando o problema.

Quando em contato com a gordura por exemplo, a Soda pode facilitar o endurecimento dessas placas de gordura e consequentemente causar ainda mais obstrução do encanamento.

Além disso, a Soda Cáustica pode corroer os canos, principalmente se o seu uso for regular, furando as tubulações e causando vazamento de esgoto e infiltrações no piso. Um uso comum é utilizá-la com água quente, algo que pode causar não só comprometimentos nas tubulações de forma rápida e permanente, além de causar uma reação química perigosa a vida. 

Como deve ser o procedimento para o uso da soda cáustica?

A utilização da Soda Cáustica, quando necessário, deve ser feita com o máximo de cuidado, usando luvas para evitar queimaduras nas mãos, óculos de proteção para evitar qualquer respingo do produto nos olhos e máscara para diminuir a inalação.

Existem produtos similares a soda cáustica, mas seguros para desentupimentos superficiais? 

Infelizmente no mercado, não existe ainda um produto similar a Soda Cáustica que consiga desobstruir esgoto entupido, porém existem outras maneiras caseiras de resolver o problema, quando este é algo ainda simples de resolver.

Por exemplo, usando um desentupidor comum de vaso sanitário, é possível movimentar a sujeira através da sucção e soltá-la do lugar, eliminando o entupimento. Outra forma é com o uso de uma mangueira bem comprida e com boa pressão, que pode fazer com que a desobstrução seja eliminada. 

Usar um arame bem firme e com uma curvatura na ponta, pode ajudar a tirar a sujeira do caminho das tubulações, e nesse caso é ideal para desentupimento de ralos externos, internos e de pias. 

Quais os outros problemas que a Soda Cáustica causa?

A Soda Cáustica pode, além de comprometer a saúde e até levar a morte, também contaminar a água e dificultar seu tratamento, causando um sério desiquilíbrio ambiental. 

Porque usar soda para desentupimento?

A soda cáustica tem sido muito usada para a desobstrução de canos, vasos sanitários, ralos, caixas de gorduras e rede de esgotos. Em alguns casos a mesma acaba fazendo a desobstrução já que por ser tratar de um produto corrosivo acaba dissolvendo a causa da obstrução.

Porque não devo usar soda em meu encanamento?

Este produto ao entrar em contato com esgoto que contenha gordura acaba gerando uma reação química, onde é criado um produto de aparência branca, e regida dentro do encanamento. Com isso acaba piorando a obstrução do encanamento, essa reação é a mesma de quando é feita o sabão na indústria.