Técnicas para Desentupir Pia

Técnicas para Desentupir Pia – Quer saber como desentupir pia? Quer entender o porquê sua pia vive entupida? Veja aqui os principais motivos da sua pia entupir e as melhores receitas para você mesmo desentupi-la em casa!

Qualquer pessoa sabe o quão desagradável é lidar no dia-a-dia com uma pia entupida, seja ela pia da cozinha ou do banheiro. Além de não ser nada higiênico, uma pia entupida causa desconforto e muito estresse para os moradores da casa.

Constantemente as pessoas enfrentam uma pia entupida em casa, quem não passou por isso, certamente um dia passará. O entupimento de uma pia ocorre pelo fato de cair certos detrimentos no ralo. Para que você não sofra com esse acontecimento, a Construsul listou alguns dos hábitos que você pode estar praticando, e que consequentemente entope a pia.

1. Atente-se com o que é jogado no ralo

É claro que o motivo de pia entupida pode ser técnico, como o encanamento, mas a causa mais comum costuma ser o descuido, jogar coisas ralo abaixo. Sempre que for lavar um prato o ideal é retirar a sujeira primeiro com um papel toalha, dessa forma nenhum resto de comida cairá no ralo da pia, podendo, futuramente, gerar um entupimento.

Para evitar esse tipo de situação, use o protetor de pia. Desse modo, se restar alguma sujeira dos pratos e panelas, elas não irão cair diretamente no ralo da pia, podendo ser facilmente retirada e jogada fora.

2. Muito cuidado com borra de café

Para muitas pessoas, virou costume, ou apenas um gosto, coar café em coador de pano. Tem o lado ecológico, de ser reaproveitado várias vezes, porém esqueça o hábito de jogar a borra de café (restos do pó) no ralo. Apesar de parecer uma coisa inofensível e muito pequena, a borra de café é um dos principais fatores para entupir a pia.

3. Muito cuidado com o cabelo

Esse é um aviso mais para a pia do banheiro. Se você tem o costume de pentear os cabelos na pia do banheiro, ou até de se barbear, tome muito cuidado com os fios e os pelos. Eles agarram naquela grade que tem no ralo da pia, interrompendo a passagem de água. Para prevenir, pegue o máximo de cabelos e pelos que caírem na pia e o descarte de forma correta em um lixo. O mesmo serve para quando for lavar o cabelo durante o banho, nunca deixe cabelo no ralo do box.

4. Pia não é lixeira

Aprenda uma coisa, pia não é lixeira. Muitas pessoas adoram descartar tudo quanto é lixo na pia de sua cozinha e banheiro. Itens como algodão, papel, casca de ovo e restos de comida são os piores inimigos de um ralo de pia. Além de entupir a sua pia, esses restos de resíduos alimentares e outros, facilitam a procriação de bactérias no ralo, não sendo saudável e higiênico para a sua família.

5. Descarte a gordura de forma correta

Nunca, jamais em toda a sua vida, descarte óleo, gordura e outras substâncias oleosas na sua pia.

Sabe-se que é muito comum no dia-a-dia, no ato de lavar a louça, despejar uma grande quantidade de óleo e gordura ralo abaixo. Quando você faz isso, a gordura vai se acumulando nas paredes da tubulação da sua pia, causando o famoso entupimento. Por isso, descarte o óleo de maneira correta, saiba que existem pessoas que reutilizam esse óleo para fazer diversas outras coisas.