Truques para Desentupir Canos

Truques para Desentupir Canos – Quando um ralo está entupido é preciso agir rapidamente. Protelar a resolução da situação mais não fará do que agravá-la e o que era um cano entupido, depressa se transformará num cano que rebentou.

Para além disso, não é prático, no nosso dia-a-dia, termos que estar permanentemente a aborrecer-nos com isto. Afinal de contas, queremos tomar um duche à vontade sem a base encher em três tempos ou lavar os dentes sem que o lavatório vire um pequeno tsunami. Hoje, partilhamos consigo algumas dicas para resolver este problema sem ter que chamar um profissional.

  • Desentupa com um cabide de arame ou com um pedaço de arame

Para esta técnica, vai precisar de um cabide de arame (apostamos que tem algum aí por casa) ou de um pedaço de arame. No caso do primeiro, deve desdobrá-lo, endireitá-lo e moldar uma das extremidades de modo a formar um gancho (procure imagens no Google para ver como é). O pedaço de arame também deve ter um gancho na extremidade, tipo anzol. Depois, é só meter este gancho pelo ralo e começar a “pescar” toda a porcaria que o está a bloquear. Pode terminar a tarefa com água morna ou fervida ou com outra das soluções de que aqui lhe falamos.

  • Soda cáustica

Antes de mais, proteja-se. A soda cáustica pode queimá-lo, pelo que deve manuseá-la com os olhos e as mãos protegidas com óculos e luvas, respectivamente. Compre a soda cáustica numa loja de construção e use 3 copos de soda cáustica para 3 ou 4 litros de água. Misture-as bem com uma colher de pau. Quando a mistura começar a aquecer e a efervescer, deve ser despejada. Deixe-a atuar durante 20-30 minutos e repita se achar necessário.

  • Tire e limpe o cano

Bloqueios sérios pedem medidas sérias. Para esta, vai precisar de um balde, de uma chave inglesa ou de fendas e de um cabo ou cabide de metal. Coloque o balde por debaixo do lavatório sob o sifão (peça que forma um “U”). Remova o sifão (que pode estar preso com porcas ou parafusos) e, ao fazê-lo, veja se o balde está imediatamente por baixo dele porque pode haver água acumulada. Para o remover, deve girá-lo no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Decore ou tire uma fotografia a cada passo para depois saber montar as peças novamente. Olhe para dentro do sifão e remova as substâncias que estão a causar o bloqueio. Se ele não estiver sujo, verifique o cano com o qual ele está em contacto direto na parede. Para limpar este cano, vai precisar do tal cabo ou cabide de metal. Depois de limpos os tubos, volte a montar as peças e use a água normalmente.

  • Aspirador de pó e água

Um aspirador de pó e água também lhe pode ser útil. Deve defini-lo para aspirar líquidos e tapar o respiradouro. Depois, coloque-o no ralo da forma mais firme e apertada possível. Finalmente, ligue-o no máximo e deixe que o aspirador sugue a sujidade que está a obstruir os tubos. Nem sempre resulta, mas vale a pena tentar.